Entenda os benefícios da dieta vegana e veja como fazer corretamente

Uma alimentação vegana é aquela que exclui todo tipo de alimento de origem animal e é rica em leguminosas, vegetais, cereais e frutas

A dieta vegana é cheia d ebenefícios | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma alimentação vegana é aquela que exclui todo tipo de alimento de origem animal e é rica em leguminosas, vegetais, cereais e frutas. Esse tipo de alimentação tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil de pessoas que seguem um estilo de vida vegano. No entanto, apesar disso, muitas dúvidas ainda pairam em torno desse assunto. Uma delas é se esse tipo de alimentação protege os rins.

“Esse tipo de dieta também pode trazer benefícios aos rins. Uma alimentação baseada em verduras, legumes e grãos está associada à diminuição de fatores de risco relacionados à doença renal. Isso acontece porque há um maior aporte de fibras e antioxidantes na dieta. Esses nutrientes ajudam o corpo contra componentes inflamatórios e o estresse oxidativo. Além disso, a dieta vegana reduz o risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica – três problemas que estão altamente relacionados com doenças renais”, afirmou a médica nefrologista Caroline Reigada.

A especialista cita ainda pesquisas que mostram a diminuição de valores de pressão sistólica (até cerca de 5 mmHg) e diastólica (até cerca de 3 mmHg) após a pessoa aderir a uma dieta com base em vegetais. “Essa relação pode ser explicada pela redução de peso promovida na dieta vegetariana, já que a pressão arterial é sabidamente associada ao peso. Devemos sempre lembrar que a pressão alta é a primeira principal causa de insuficiência renal”, completou.

Outros benefícios da dieta vegana

Segundo a médica, para quem tem doença renal crônica a dieta vegana pode ser positiva. “Essas proteínas tóxicas se acumulam no plasma dos pacientes, contribuem para a síndrome urêmica como efeito na progressão da doença renal, em mediadores pró inflamatórios, estresse oxidativo, no risco cardiovascular e na resistência insulínica. Foi demonstrado que a produção desses solutos é influenciada por modificações nos hábitos alimentares. Uma vez que dietas veganas ricas em fibras não digeríveis podem reduzir em cerca de 60% a excreção urinária dessas proteínas tóxicas”, destacou.

A médica explica que, mesmo que você não siga um estilho de vida vegano, você pode ser beneficiado com esse tipo de alimentação, caso a adote. Optar por diminuir o consumo de carne e, principalmente, por priorizar alimentos naturais, como legumes, frutas e verduras traz inúmeros benefícios para a saúde.

“Devemos ressaltar sempre que esse tipo de benefício não se aplica àqueles pacientes que mantêm um alto consumo de alimentos ultraprocessados. E, principalmente, os ricos em sódio e aditivos químicos alimentares, que estão relacionados à inflamação. O planejamento de uma dieta vegana requer muitos cuidados e a consulta com um profissional é fundamental”, encerrou Carolina Reigada, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES