Entenda os verdadeiros riscos do consumo excessivo de fast food

Estes alimentos são os queridinhos de muita gente na hora que bate a fome

Endocrinologista alerta que comer fast food não faz bem á saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fast food, refeição preparada e consumida em curto espaço de tempo, são os queridinhos de muita gente na hora que bate a fome. Batata frita, pizza, hambúrguer são alimentos que instantaneamente trazem sabor para nossa vida, mas não proporcionam muitos benefícios para  a nossa saúdepois são formados pelo que chamamos de calorias vazias, que são alimentos pobres em nutrientes.

Na verdade, o fast food traz prejuízos à nossa saúde, como explicou a médica endocrinologista  Mariana Arraes, com exclusividade para o Sport Life. "O maior prejuízo é que você está 'enterrando' sua qualidade de vida a longo prazo, fazendo picos de insulina todo tempo e satisfazendo o seu cérebro de alimentos nocivos à saúde. Você está se inflamando e levando seu corpo a um estado de inércia, e cada vez mais se inflamando e armazenando gordura em locais impróprios", disse.

A médica afirmou que estas comidas são “viciantes”, mas precisam ser evitadas e, no caso de quem está focado em levar uma vida mais saudável, com a prática de atividade física, elas precisam ser excluídas da dieta. "Na verdade, para mim o prático e rápido é a alimentação limpa e simples. Fast food tem alto teor de gordura, sódio, açúcar e o cérebro quer o que dá pico mais rápido para dar sensação de prazer. É uma 'droga' liberada com uso indicado e com propagandas de incentivo", pontuou Mariana.

Quando questionada se existe uma quantidade de fast food que pode ser consumida sem afetar a saúde, a endocrinologista foi categórica. "Complicado falar de quanto em quanto tempo. Por exemplo: quando você liberar nos finais de semana terá mais de 25% do seu mês considerando que seria um dia do 'lixo'. Porém, tudo na vida é equilíbrio e prefiro condicionar e indicar que faz mal porque o cérebro entende que é nocivo", concluiu a doutora.

Dados

Um levantamento feito pela Kantar, o "Dining out' at home!", abordou 15 mil pessoas em dez países. No Brasil, o estudo constatou que 28% das pessoas fazem um ou mais pedidos de comida de delivery na semana. O levantamento foi divulgado no segundo semestre de 2022. O estudo mostrou ainda que há a substituição de refeições por lanches rápidos, e que o segmento de fast-food cresceu 7% entre os consumidores ao redor do mundo. As redes favoritas são McDonald's, Burger King, Subway, Pizza Hut e Bob's.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no ano de 2020, o aumento de 17% no consumo de fast-food e, além disso, a queda do consumo de arroz e feijão para 72,9% e 59,7%, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES