Entenda quando comprar se torna um vício e onde encontrar ajuda - Devedores

A realidade dos devedores compulsivos é um recorte extremo da situação preocupante em que vive a maior parte das famílias brasileiras - Devedores

Slide 1 de 8
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devedores

Amanda*, 56, não pode nem ouvir falar em Black Friday. Enquanto milhões de brasileiros estão esfregando as mãos e fazendo as contas para aproveitar as ofertas do comércio nesta época do ano, a médica evita olhar anúncios na internet e passa longe de shopping centers para não cair em tentação.

Se fosse outro tempo, eu compraria tudo e dividiria em dez vezes no cartão. Agora não fico procurando ofertas para não brincar com o azar.

Amanda

Por que Amanda teme o que é tão desejado pela maioria? Sua relação com o dinheiro sofre de um desequilíbrio. Ela já chegou a ter uma dívida acumulada de cerca de R$ 250 mil e quase perdeu sua casa, que estava hipotecada. Tudo porque não conseguia controlar o impulso por gastar.

Não é um caso isolado. A funcionária pública aposentada Júlia*, 57, também evita as promoções da data. A vontade é aproveitar os descontos para comprar presentes de Natal.

Mas já faz algum tempo que decidiu não presentear mais ninguém. "Minha preocupação é comprar para um e não parar mais."

Ela sempre agiu de forma impulsiva na hora de fazer compras.

Eu tinha 10 cartões e usava todos ao mesmo tempo. Uma vez entrei no mercado para comprar pão e saí com uma TV. Foi um impulso, como sempre fiz na minha vida toda.

*Os nomes dos devedores são fictícios para preservar sua privacidade



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 8
SEÇÕES