Epidemia na China: O que é a Mycoplasma pneumoniae em surto no país?

As autoridades locais esclareceram que o surto de doença respiratória no país está sendo provocado por Mycoplasma pneumoniae

O surto de casos foi registrado em diferentes localidades, como a cidade de Pequim e Liaoning, que fica a quase 800 km de distância uma da outra | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma grande pressão no governo chinês nos últimos dias sobre a nova epidemia que assola o país. Por sua vez, as autoridades locais esclareceram que o surto de doença respiratória no país está sendo provocado por Mycoplasma pneumoniae, que causa um tipo comum de pneumonia bacteriana em crianças.

Ainda em resposta à OMS, o governo chinês disse que não houve detecção de nenhum novo patógeno fora do usual nem sintomas clínicos inesperados. O alerta sobre uma pneumonia até então não identificada foi obtido pelo serviço ProMED, um portal de monitoramento de doenças.

O surto de casos foi registrado em diferentes localidades, como a cidade de Pequim e Liaoning, que fica a quase 800 km de distância uma da outra. Além disso, como noticiado anteriormente pelo Meio Norte, houve hospitais sobrecarregados de crianças doentes. 

A China, desde outubro, diz ter aperfeiçoado a vigilância de doenças respiratórias, cobrindo um grande parte de vírus e bactérias, incluindo pela primeira vez a Mycoplasma pneumoniae. Segundo a OMS, essa nova prática pode ter contribuído para o aumento exacerbado na detecção de doenças em crianças.

O que explica a epidemia?

De acordo com os responsáveis de saúde do país, a incidência de doenças respiratórias, nos últimos três anos, diminuiu devido às medidas de prevenção e controle da pandemia de Covid-19. No entanto, esta situação pode ter levado a uma imunidade pouco desenvolvida, especialmente nas crianças. 

E com o fim das restrições rígidas da covid-19 no país, tais vírus e bactérias encontraram brechas para se espalhar mais livremente. Portanto, especialistas acreditam que o número de infecções por Mycoplasma pneumoniae este ano poderá aumentar significativamente em comparação com os três anos anteriores.

O que é Mycoplasma pneumoniae?

A Mycoplasma pneumoniae é uma das menores bactérias conhecidas, causadora da pneumonia por Mycoplasma, um tipo de pneumonia bacteriana. A infecção é frequentemente vista em cenários comunitários de contato próximo, como escolas, bases militares, universidades, asilo e hospitais.

O Mycoplasma pneumoniae se espalha principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções durante tosse, espirro e coriza. Essa pneumonia é também chamada de pneumonia atípica porque os sintomas são diferentes daqueles da pneumonia causada por outras bactérias comuns.

Sintomas

Os sintomas costumam ser leves e aparecem ao longo de 1 a 3 semanas. A maioria das pessoas apresenta sintomas de infecção do trato respiratório superior, como:

  • febre
  • tosse
  • dor de garganta
  • congestão nasal
  • coriza

Um pequeno número de casos pode desenvolver um quadro mais grave, com febre alta repetida e tosse intensa. A OMS recomendou que as pessoas na China reforcem as medidas preventivas, como higiene das mãos e uso de máscaras. Atualmente, não existe vacina específica disponível para a prevenção da infecção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES