Escolas e creches devem avaliar estado nutricional de alunos, prevê projeto

A medida está disposta no Projeto de Lei de autoria do vereador Evandro Hidd que cria o Programa de Avaliação Antropométrica Infantil

Segundo PL, escolas e creches precisam realizar avaliação antropométrica para verificação do estado nutricional dos alunos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Evandro Hidd (PDT) apresentou Projeto de Lei, na Câmara de Teresina, que tem por objetivo criar o Programa de Avaliação Antropométrica Infanto-juventil nas creches e escolas municipais de Teresina. De acordo com a propositura, fica obrigatória a realização da avaliação antropométrica para verificação do estado nutricional e triagem de risco de doenças crônicas não-transmissíveis, bem como de capacidade física nos alunos.

Está disposto no Projeto de Lei que nos primeiros trinta dias de cada ano letivo, a respectiva instituição educacional deverá submeter a totalidade de seus alunos, de forma individualizada, à avaliação antropométrica e das capacidades físicas, constituída de medidas de massa corporal (peso), estatura, circunferência da cintura e pescoço, flexibilidade, agilidade, resistência de força abdominal, teste de potência aeróbia e resistência de força de membros inferiores e superiores. 

Dados coletados

As medidas antropométricas e os testes neuromotores deverão ser realizados nos termos da norma técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN, do Ministério da Saúde. Os dados coletados nas avaliações realizadas nos alunos deverão ser enviados pela instituição de ensino às Unidades Básicas de Saúde da respectiva área geográfica em que a escola estiver instalada.

“No Brasil, os gastos desembolsados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados ao sedentarismo e à obesidade já alcançaram a marca dos R$ 1,5 bilhões. O desequilíbrio provocado pela alta ingestão alimentar e o baixo gasto energético das crianças e adolescentes, vividos neste contexto atual, sugere a necessidade de políticas públicas que englobem a implantação de projetos com estruturas específicas na área de educação física, educação/orientação nutricional e mudança de comportamento”, explica o vereador.

Testas são procedimentos simples

O parlamentar destaca também que as medidas antropométricas e os testes neuromotores são procedimentos simples, não invasivos, de baixo custo e que fornecem informações fundamentais sobre a saúde e a adequação do crescimento. “Desvios do padrão de crescimento podem ser manifestações de várias doenças e condições mórbidas. A avaliação do estado nutricional é importante tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, seja de desnutrição, seja de obesidade. Os testes para avaliar a capacidade física constituem em uma ferramenta importante também, pois avalia o impacto dos fatores ambientais no crescimento, na maturação e no desempenho físico”, afirma Evandro.

O vereador acrescenta que o acompanhamento destes indicadores, por meio de um cadastro realizado nas escolas, será a porta de entrada do sistema, aproximando a população dos profissionais. “O nosso intuito é buscar ações e intervenções precoces a fim de garantir melhor qualidade de vida e, consequentemente, de saúde, para as crianças e adolescentes das creches e escolas municipais de Teresina”, conclui. O projeto já passou por primeira e segunda votação, foi aprovado na Casa Legislativa, agora segue para sanção da administração municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES