Especialista aponta os alimentos que mais envelhecem a pele; saiba e evite

O especialista formado em Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, listou os principais alimentos que podem ser prejudiciais à pele

Conheça os cinco vilões da pele que aceleram seu envelhecimento | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na atualidade, a busca pela juventude se tornou incessante. Em resultado disso, passou a se falar sobre os cuidados com a pele para prevenir o envelhecimento precoce. No entanto, muitas pessoas não sabem que não basta apenas usar produtos cosméticos e protetor solar, a alimentação também está atrelada a esse cuidado e prevenção.

O especialista em gastroenterologia, Dr. Saurabh Sethi, formado nas universidades de Harvard e Stanford, compartilhou em seu perfil no TikTok a importância da dieta para a saúde da pele. Em seu vídeo, ele destaca alguns alimentos que deveríamos evitar por serem considerados aceleradores do envelhecimento.

Quais alimentos que envelhecem a pele?

No vídeo publicado na plataforma, Dr. Sethi lista e explica porque cinco alimentos comuns podem ser prejudiciais para nossa pele. Conheça a seguir:

  • 1. Refrigerante

Mesmo sendo bastante refrescante, o refrigerante é uma bebida rica em açúcar e seus adoçantes artificiais podem prejudicar a saúde da pele. De acordo com o médico, o excesso de sacarose no organismo provoca o processo de glicação, que deteriora duas importantes proteínas da pele: elastina e colágeno.

  • 2. Barras de chocolate

Saindo da geladeira direto para a lista de alimentos que aceleram o envelhecimento da pele, as barras de chocolate também podem ser prejudiciais. Segundo Sethi, isso se deve ao cacau ultraprocessado presente na composição das barras, que perde os nutrientes positivos para a saúde.

  • 3. Macarrão instantâneo

O prático macarrão instantâneo (ou miojo) também entra para a lista. O médico afirma que esse alimento, apesar de rápido de preparar, é repleto de sódio e outros aditivos prejudiciais à saúde.

  • 4. Batatas fritas industriais

As batatas fritas industrializadas também devem ser consumidas com cautela. Elas possuem relação direta com o processo de glicação e, além disso, são preparadas com óleos não saudáveis e gorduras trans.

  • 5. Carnes processadas

Por fim, Sethi destaca ainda as carnes processadas, que costumam conter aditivos com capacidade de afetar o colágeno da pele e gerar inflamações no corpo.

De acordo com o especialista, sua principal dica é optar por uma alimentação diversificada e rica em frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais. A chave para o cuidado com a pele, destaca o médico, está no equilíbrio nutricional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES