Especialista cita os benefícios do silêncio para a sua saúde e bem-estar

O silêncio pode ser uma ferramenta valiosa no processo de compreensão, especialmente em relação aos nossos próprios sentimentos

O silêncio pode ser um aliado do bem-estar | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um mundo repleto de estímulos, as vozes estão constantemente presentes em todos os lugares. No entanto, com tantas distrações, torna-se desafiador discernir entre elas, inclusive a nossa própria voz interior. O silêncio pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo de compreensão, especialmente em relação aos nossos próprios sentimentos.

🧐 O que dizem os especialista? A psicóloca Carla Campos explica que conviver com o silêncio tem seus beneícios. "É uma ótima estratégia para que a gente possa regular o nosso cérebro para que possamos ajustar a nossa saúde integral, ou seja, corpo, alma e espírito", explica.

💔 Parar para sentir as frustrações. De acordo com a especialista, os seres humanos têm demonstrado uma crescente intolerância em lidar com as frustrações da vida e evitam a dor a todo custo. No entanto, é importante tentar compreender a origem da dor para superá-la. Enquanto a dor é inevitável, o sofrimento é uma escolha. "Podemos evitar o sofrimento se em silêncio percebemos e observamos os pensamentos e sentimentos que a dor nos provocam e intencionalmente diminuímos as intensidades das mesmas", diz.

🧘🏻‍♀️ Como se conectar no silêncio. A especialista destaca que o cérebro precisa de orientação, e o silêncio pode ser uma ferramenta útil para redirecionar os pensamentos. Entretanto, conectar-se com o corpo e seus sentimentos, mesmo em momentos de silêncio, nem sempre é simples. 

A psicóloga sugere um exercício que envolve focar na sensação dos batimentos cardíacos. "Você simplesmente coloca suas mãos sobre o seu coração e percebe o batimento cardíaco. Isso, se em silêncio, faz com que você passe a harmonizar a sua base biológica, que é o seu batimento cardíaco, seu corpo e o seu cérebro". 

Sair do modo "piloto automático"

O silêncio pode servir como um caminho para aumentar a consciência de si mesmo e para quebrar o hábito de agir no "piloto automático", onde nossos pensamentos são guiados por crenças pré-estabelecidas dentro de nós. "Esses pensamentos geram sentimentos e esses sentimentos geram comportamento. Isso influencia no ambiente e automaticamente vai desaguar no corpo", afirma. 

Assim como precisamos de descanso físico após atividades físicas, o silêncio é essencial para absorver as experiências do dia a dia e retomar o controle de nós mesmos. "Assim, realmente conseguimos acalmar essas vozes e a diminuir a intensidade  de sentimentos negativos, de sentimento extremo, seja ele qual for, de euforia demais ou de tristeza ou depressão demais", diz a psicóloga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES