Especialista dá dicas de como se hidratar no período de calor

Com a chegada de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, os cuidados devem ser redobrados

Tomar bastante água é a melhor forma de se manter hidratado no período de calor intenso | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, os cuidados devem ser redobrados tanto com a hidratação do corpo como com a alimentação adequada para este período. A professora do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, mestre em Nutrição, aponta as melhores escolhas nutricionais para garantir a saúde e o bem-estar neste momento de calor intenso.

"A água é o nosso maior suporte para a hidratação, especialmente em climas secos", destaca Paloma. A profissional explica que o recomendado, em condições normais, é tomar aproximadamente dois litros de água por dia. No entanto, em períodos de maiores temperaturas, essa quantidade precisa ser maior. "O corpo reage naturalmente à desidratação, e é crucial que o consumo de água seja intensificado", enfatizou. 

Paloma chama a atenção ainda para a importância de se optar pela água pura no lugar de outras bebidas. "Refrigerantes e sucos não substituem a água, pois ela possui uma composição única que permite a absorção ideal pelo corpo", esclarece. Para aqueles que têm dificuldade em consumir água pura, Paloma sugere uma alternativa: água saborizada com pedaços de frutas, como limão, abacaxi ou laranja, uma maneira refrescante e saudável de se manter hidratado.

Alimentação

Com foco na alimentação, Paloma destaca as frutas e hortaliças como excelentes aliadas na busca pela hidratação. "Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, mamão, caju e laranja, fornecem não apenas líquidos, mas também vitaminas e minerais essenciais”. Ela esclarece que, embora as frutas e sucos sejam benéficos, não substituem a ingestão direta de água, mas podem compor o padrão de hidratação ideal do corpo.

Durante as refeições principais, como almoço e jantar, a professora aconselha escolher preparações que contenham molhos, uma vez que esses podem contribuir para a ingestão adicional de líquidos. De acordo com a nutricionista, a diversificação da dieta é sempre bem-vinda, abrangendo todos os grupos alimentares, desde cereais até leguminosas, como arroz e feijão - que, além de nutrir, fornecem uma quantidade considerável de água.

O consumo excessivo de alimentos ricos em sal e açúcar são contraindicados. "Esses componentes podem aumentar a sensação de sede, levando a um ciclo de desidratação indesejada. O ideal é garantir uma abordagem equilibrada à alimentação, privilegiando alimentos frescos e evitando produtos ultraprocessados, com alto teor de sódio, podendo levar ao inchaço corporal", alerta.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES