Especialista revela causas de barulho na barriga para você ficar em alerta

A barriga roncando não é um motivo de preocupação, entretanto, alguns deles merecem atenção

Há casos em que eles podem ser algo mais — e é exatamente nessas situações em que é necessário ter certo cuidado | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua grande maioria, barulhos do estômago são somente fome ou o processo de digestão. Porém, há casos em que eles podem ser algo mais — e é exatamente nessas situações em que é necessário ter certo cuidado. Muitos problemas graves podem começar com sintomas leves, e a ocorrência de barulhos do estômago é um deles.

A barriga roncando não é um motivo de preocupação, entretanto, segundo o médico cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa, alguns deles merecem atenção. Em entrevista ao Jornal Metrópoles, o especialistas pontuou as causas que devem ser acompanhadas. 

Causas dos barulhos para ficar em alerta

Gases

Alimentos e bebidas gaseificadas aumentam a formação de gases e estimulam os movimentos peristálticos do intestino, o que resulta nos barulhos. Se desaparecerem rapidamente, não são preocupantes.

Síndrome do intestino irritável

É o distúrbio que provoca contrações em excesso depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em momentos estressantes. “Além de provocar o ronco, pode causar dores e diarreia”, explica Barbosa.

Obstrução intestinal

Se o ronco for causado por algo que pode bloquear o funcionamento do intestino, os alimentos e fezes não conseguem se mover e, se houver o bloqueio total deste órgão, o quadro pode se tornar uma emergência. “O barulho pode vir acompanhando de inchaços da barriga, náuseas ou dores”, alerta.

Infecções e inflamações

Algumas infecções e inflamações intestinais também podem fazer com que os barulhos ocorram. Isso acontece especialmente com a Doença de Crohn, que normalmente afeta a parte inferior do intestino delgado e o cólon, podendo ainda afetar todo o sistema digestivo dependendo do caso. Além dos barulhos, outros sintomas da Doença de Crohn incluem dor abdominal, diarreia, febre, perda de peso e emagrecimento.

Hérnia

Por fim, um dos problemas mais graves que podem causar os barulhos do estômago: as hérnias. Hérnias são um problema que ocorre quando uma porção de um órgão interno se desloca do seu local, ficando saliente por baixo da pele. A hérnia, inclusive, está diretamente ligada à obstrução intestinal, visto que ela pode ser a causa da dificuldade de digestão. Seus outros sintomas são dor, inchaço e vermelhidão no local.

O que fazer?

Caso algum dia você tenha estes sintomas e ele venha acompanhado de algum dos outros que citados ao longo deste texto, é fundamental que procure um médico o quanto antes. Isso porque a maioria dos problemas mencionados, especialmente a hérnia e a obstrução intestinal, podem trazer consequências graves para o paciente. O acompanhamento de um especialista é indispensável para garantir a saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES