Especialista revela os piores efeitos dos anabolizantes

O uso de anabolizantes costuma ser feito por pessoas do universo esportivo, mas especialista afirma que não vale o risco

O uso de anabolizantes traz vários riscos para a saúde e, em alguns casos, pode ser fatal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano começou e a meta de muita gente é emagrecer e ganhar massa muscular para sentir-se melhor com seu corpo. E, se feito de forma saudável, não há problema nenhum nisso. A parte problemática, no entanto, aparece quando são buscados métodos perigosos para chegar aos objetivos, como o uso de anabolizantes.

O especialista Zair Cândido de Oliveira Netto é contra o uso desses produtos. “Não utiliza. Busca uma alimentação adequada e organizar a rotina de treinos. O uso de anabolizantes não vale o risco em sua saúde. O benefício principal é o aumento da massa muscular e força, porém há complicações colaterais. Não exige quantidade ideal. Qualquer dose tomada já extrapola a produção natural”, disse Zair com exclusividade para o Sport Life.

Esse é o tipo de perigo ao qual estão mais propensas as pessoas que estão inseridas no universo esportivo, seja como amador ou como profissional. No entanto, é importante se manter longe dele. Segundo profissional, os anabolizantes trazem prejuízos para quem os consome que, muitas vezes, podem ser irreversível.

Danos atingem homens e mulheres

Esses danos não escolhem mulher ou homem, eles podem afetar qualquer pessoa que faça uso desse tipo de produto. Os mais conhecidos costumam ser as alterações no humor, doenças cardiovasculares e problemas de pressão arterial. No caso do consumo feito por pessoas mais jovens, o crescimento pode ser prejudicado. 

“Hipogonadismo seria um caso para o uso, mas menos de 2% da população masculina sofre desta disfunção portanto não é desculpa para o uso. Mesmo a reposição hormonal acima de 45 anos, deve ser monitorada pois o estímulo com atividade física promove aumento da testosterona em níveis normais”, completa Cândido.

Prejuízos para o corpo

Além dos problemas já citados, o uso de anabolizantes pode causar problemas ainda mais graves e até ser fatal. “Tivemos casos de morte súbita por insuficiência cardíaca em pessoas de baixa idade que faziam uso de anabolizantes e que podem ter contribuído para esse fato. O fígado pode entrar em falência, “abre” portas para a cirrose ou câncer. Por último, podem afetar o cérebro e tornando as pessoas mais agressivas”, garante.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES