Essa bebida pode conter cacos de vidro em seu líquido, segundo Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou a interdição de cerca de 2,2 milhões de garrafas desta bebida

Fabricante identificou que fragmentos de vidro podem ter se desprendido dos vasilhames durante o processo de envase da bebida | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de lotes da bebida Sidra Cereser sabor maçã. Com isso, cerca de 2,2 milhões de garrafas foram interditadas com suspeita de pequenos fragmentos de vidro no líquido, armazenado em garrafas de 660ml.

A CRS Brands Indústria de Comércio S/A, empresa responsável pela bebida, esclareceu em comunicado que, desde o dia 22 de setembro, iniciou o processo de recolhimento voluntário e preventivo dos lotes afetados. De acordo com a fabricante, esses fragmentos podem ter se desprendido dos vasilhames durante o processo de envase da bebida, representando um potencial risco à saúde dos consumidores.

"A CRS Brands pede desculpas pelo ocorrido e reafirma os seus compromissos de segurança e qualidade junto aos consumidores", afirmou a empresa, em nota enviada ao Valor, do Jornal O Globo. A dona da Sidra Cereser salienta ainda que "todos os demais produtos, que não fazem parte dos lotes específicos deste recall, podem ser comercializados e consumidos normalmente".

O que levou ao recolhimento da Sidra Cereser?

O recolhimento da Sidra Cereser acabou sendo motivado pela descoberta de que, aproximadamente, 0,2% dos lotes afetados podem conter pequenos fragmentos de vidro. A medida preventiva é para resguardar a saúde dos consumidores e manter a qualidade dos produtos ofertados pela empresa. A ingestão acidental destes fragmentos de vidro pode causar cortes na boca e outros danos ao sistema digestivo.

Quais lotes estão sendo recolhidos?

A Resolução-RE nº 3.718/2023 da Anvisa exige a cessação imediata na venda, distribuição e uso do produto, além de determinar o recolhimento dos lotes disponíveis no mercado. No total, 28 lotes da Sidra Cereser estão sendo recolhidos. Fabricados entre 22 de julho e 2 de setembro de 2022, esses lotes correspondem a 2.237.952 unidades do produto ou 186.496 caixas.

Os consumidores que possuírem produtos desses lotes são orientados a entrar em contato com a empresa para providenciar o recolhimento ou a substituição. Conforme a nota, a empresa ainda não recebeu nenhuma ocorrência dos consumidores. Mas a recomendação é que os produtos desses lotes não sejam consumidos, a fim de evitar possíveis complicações à saúde.

Responsabilidade da empresa e regulação da Anvisa

O recolhimento voluntário é uma ação preventiva adotada pela empresa e faz parte dos procedimentos de Boas Práticas de Fabricação. Quando um alimento representa risco à saúde do consumidor, a empresa tem obrigação de comunicar à Anvisa em até 48 horas, a partir do momento em que toma conhecimento da necessidade de recolhimento.

O controle de qualidade é essencial para garantir que os alimentos produzidos sejam seguros para os consumidores. Caso tenha algum desvio de qualidade, o fabricante deve atuar imediatamente para garantir a segurança de seus produtos.

O que fazer se tiver adquirido o produto?

Se você adquiriu um produto do lote afetado, deve entrar em contato com a empresa através do número de telefone 0800 702 2517 ou do e-mail recallsidra@crsbrands.com.br. A empresa irá orientar sobre o procedimento de recolhimento ou substituição do produto. Vale verificar a parte superior da embalagem do produto adquirido para conferir se ele faz parte dos lotes que estão sendo recolhidos.

Veja quais são os lotes, conforme o comunicado publicado pela empresa nas redes sociais:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES