Essa bebida popular pode te salvar da hipertensão e o derrame, diz estudo

Pesquisa renomada mostrou alternativa natural para manter a pressão arterial sob controle

Alguns fatores como má alimentação, estresse e estilo de vida pouco saudável podem aumentar as chances de desenvolver a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido pela Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou uma alternativa natural para manter a pressão arterial sob controle. Um copo de suco de frutas por dia pode ser um auxílio significativo na luta contra a pressão arterial alta, popularmente conhecida como hipertensão.

A pesquisa analisou os efeitos do consumo diário moderado de diversos sucos na pressão arterial.  Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados de 93 estudos anteriores que examinaram 12 alimentos açucarados diferentes e como essas escolhas dietéticas afetam a pressão arterial.

O estudo, publicado na revista PLOS ONE, mostrou que o consumo moderado de suco de frutas, que contém açúcares naturais, levou a “pequenas reduções” na pressão arterial. Em contrapartida, as bebidas com açúcar adicionado, como refrigerantes, resultaram num aumento médio na pressão arterial sistólica de 6.9mmHg.

Além disso, os responsáveis pelo o estudo, também ressaltaram que comer a fruta inteira tem um benefício ainda maior para a saúde, pois o alimento contém fibras. Os pesquisadores estimaram que o efeito protetor do suco de fruta puro acaba sendo por causa dos nutrientes e bio compostos encontrados na fruta.

Nossa pesquisa indica o benefício na pressão arterial de ingestões moderadas de suco de fruta 100% puro, que contém apenas açúcares naturais”, destaca o autor do estudo, John Sievenpiper. Como o estudo descobriu, suco de fruta pode ser uma maneira deliciosa e simples de manter a pressão arterial sob controle.

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão é uma doença crônica em que a pressão arterial está acima de 140×90 mmHg. O aumento da pressão ocorre quando os vasos sanguíneos ficam mais estreitos ou perdem sua elasticidade, aumentando o esforço do coração para bombear o sangue por todo o corpo.

Os sintomas de hipertensão são pouco frequentes, mas podem surgir quando a pressão é muito superior à normal (12×6 mmHg), incluindo náuseas, tontura, cansaço excessivo, visão embaçada, dificuldade para respirar e dor no peito, por exemplo. É importante consultar o cardiologista regularmente, uma vez que nem sempre existem sintomas de hipertensão. Isto é especialmente indicado no caso de pessoas com mais de 65 anos, com histórico familiar da doença ou que tenham outras comorbidades, como diabetes ou obesidade.

Principais sintomas

  • Náuseas;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça forte;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dificuldade para respirar;
  • Cansaço excessivo;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito;
  • Perda da consciência;
  • Ansiedade excessiva.

Como confirmar o diagnóstico?

O diagnóstico de hipertensão normalmente é confirmado pelo cardiologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, histórico familiar, e através da medição da pressão arterial. Essa medição deve ser feita pelo menos 3 vezes, em 3 dias diferentes com o intervalo de 1 semana entre as medições.

O médico pode ainda solicitar a realização do exame MAPA, que mede as variações da pressão arterial durante 24 horas, para tentar identificar se existe algum fator nas atividades diárias que pode estar causando o aumento da pressão. Outros exames que o cardiologista pode solicitar para ajudar a identificar a causa da hipertensão são exame de urina e de sangue, eletrocardiograma ou ultrassom dos rins, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES