Essa bebida querida aumenta o risco de doença cardíaca, diz estudo

Para realizar a análise, os pesquisadores analisaram dados de mais de 200.000 adultos

A pesquisa foi publicada na revista científica Circulation: Arrhythmia and Electrophysiology | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo apontou a relação entre a ingestão de bebidas adoçadas e o aumento de risco de fibrilação atrial, uma frequência cardíaca irregular e acelerada, que prejudica a circulação sanguínea. Para realizar a análise, os pesquisadores analisaram dados de mais de 200.000 adultos. Os participantes tinham idades entre 37 e 73 anos, disponíveis no UK Biobank – um banco de dados de saúde britânico.

Bebida querida pode ser a vilã

A pesquisa apontou que aqueles que consumiam mais de dois litros por semana de bebidas adoçadas artificialmente, como os refrigerantes sem açúcar, tiveram um risco 20% maior de desenvolver fibrilação atrial. Em contrapartida, identificaram um aumento menor, de 10%, entre os que consumiam mais de dois litros por semana de bebidas adoçadas não artificialmente, como os refrigerantes comuns

Este padrão alimentar, segundo os cientistas, aumenta em cinco vezes o risco de infarto. Por outro lado, notaram que o consumo de até um litro por semana de suco puro, sem adição de açúcar, está associado a um risco 8% menor de fibrilação atrial.

Recomendações dos cientistas

O principal responsável pelo estudo Ningjian Wang, pesquisador do Shanghai Ninth People's Hospital, recomendou a redução ou mesmo a abstenção de bebidas adoçadas artificialmente e com açúcar. Ele listou algumas explicações possíveis para a relação entre essas bebidas e o risco de fibrilação atrial. Isso inclui resistência à insulina e resposta do corpo a diferentes adoçantes.

“Não considere que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente com baixo teor de açúcar e calorias é saudável. Isso pode representar possíveis riscos à saúde”, alertou o pesquisador.

Segundo Penny Kris-Etherton, que participou do estudo, “a água é a melhor opção". E, com base nesse estudo, as bebidas adoçadas sem ou com baixas calorias devem ser limitadas ou evitadas. O estudo adverte para a importância de mais pesquisas sobre essas bebidas, para confirmar as descobertas e compreender plenamente todas as consequências para a saúde de doenças cardíacas e outros problemas relacionados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES