Essa dieta fez Fábio Assunção perder mais de 30 quilos em semanas; conheça

Dieta querida entre famosos transformou o corpo do ator global; conheça os benefícios e riscos

A dieta já chegou a ser defendida por diversas celebridades como Halle Berry, LeBron James e Gwyneth Paltrow | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ator Fábio Assunção, de 52 anos, revelou em entrevista à GQ Brasil, ter perdido mais de 30 quilos ainda na pandemia de covid-19, graças a uma combinação de dieta com exercícios físicos. A dieta responsável pela perda de gordura acentuada do galã global tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e é conhecida por muitos como a dieta cetogênica.

A dieta consiste na ingestão de carboidratos em quantidade consideravelmente reduzida, enquanto o consumo de gorduras e proteínas aumenta, fazendo o corpo queimar gorduras como sua principal fonte de energia. O plano alimentar tem sido apontado como uma eficiente forma de emagrecimento, sendo adotada até por diversas celebridades.

Mas, além do peso, o que mais essa dieta pode proporcionar para a sua saúde?

Também conhecida como “keto”, esta dieta consiste em reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos, aumentando o consumo de gorduras saudáveis, para promover o estado de cetose, que é quando o corpo utiliza a gordura do organismo como fonte principal de energia. O nome da dieta, inclusive, vem da cetose.

O plano alimentar cetogênico já chegou a ser defendido por diversas celebridades como Halle Berry, LeBron James e Gwyneth Paltrow. Por sua restrição, a dieta tem duração mínima de 2 a 3 semanas, podendo chegar a 6 meses. No geral, ela dura por volta de 40 dias.

Como fazer a dieta cetogênica?

Na dieta cetogênica, cereais, mandioca, feijão, soja, ervilha, frutas ricas em açúcar e produtos industrializados são evitados. Isso inclui arroz, macarrão, pão, batatas, milho e produtos açucarados, como doces e refrigerantes.

Quais alimentos são permitidos e indicados na dieta?

  • Gorduras saudáveis – Azeite de oliva, óleo de coco, abacate, sementes (chia, linhaça, abóbora), nozes, castanhas e manteiga de nozes (amêndoa, amendoim);
  • Laticínios – Queijo (baixos em carboidratos) e iogurte;
  • Proteínas – Peito de frango, ovos, peixes, carne de boi e porco;
  • Vegetais com baixo carboidrato – Espinafre, brócolis, couve-flor, aspargos, abobrinha, repolho;
  • Frutas – Coco e abacate, pois são fonte de gordura;
  • Bebidas – Apenas água, café e chá, tudo sem açúcar.

Existe risco em seguir a dieta cetogênica?

Embora possa trazer benefícios como a perda de peso, a dieta cetogênica não é livre de riscos. Além dos efeitos colaterais iniciais, como fadiga e tonturas, há risco de deficiências nutricionais já mencionados. A restrição de carboidratos, que são ricos em fibras, pode resultar em problemas intestinais como a prisão de ventre.

Com a ausência de um acompanhamento nutricional, a dieta pode levar ao consumo excessivo de gorduras não saudáveis, aumentando o risco de problemas cardíacos. No fim das contas, a dieta cetogênica pode ser uma opção viável para quem busca emagrecimento rápido e um controle maior de problemas como o diabetes.

No entanto,  é imprescindível lembrar que a dieta adequada deve respeitar as individualidades e necessidades de cada um. Televisão e redes sociais são repletas de dietas milagrosas que não funcionam para todos. Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de dieta, consulte um profissional de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES