Essa é a doença que mais afastou as pessoas do trabalho em 2023: como evitar?

Relatório divulgado pelo Ministério da Previdência Social mostra um aumento de quase 70% dos casos em relação a 2022

A doença atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Previdência Social divulgou que a hérnia de disco foi a principal causa de ausência no trabalho no país em 2013, afastando 51.400 trabalhadores. Ainda segundo o relatório, os brasileiros afastados receberam benefícios por incapacidade temporária devido a esse diagnóstico, o que representa um aumento de quase 70% em comparação com 2022.

Mas afinal, o que é a hérnia de disco?

Essa condição, que atinge cerca 5,4 milhões de brasileiros, ocorre na coluna vertebral, causando dores e limitando a mobilidade. Ela ocorre quando há um enfraquecimento e ruptura do disco intervertebral, uma estrutura que serve como amortecedor entre as vértebras da coluna. Quando a hérnia toca um nervo, surge uma inflamação que ocasiona as dores intensas.

É mais comum que as hérnias de disco surjam na região lombar, no entanto são mais perigosas na cervical. Isso se deve ao fato de que na cervical, elas podem comprometer a medula espinhal e levar à fraqueza de um membro. A dor provocada pela hérnia pode chegar a ser tão incapacitante que o paciente pode precisar ir ao hospital de ambulância, uma vez que não consegue se movimentar.

Na última segunda-feira (8), a atriz Taís Araújo foi internada às pressas com fortes dores em decorrência da hérnia de disco, onde passou por procedimentos médicos e recebeu alta na quarta-feira (10). A condição é tão incapacitante que afastou a global de seus compromissos de trabalho, como sua participação no “The Masked Singer”, apresentado por Ivete Sangalo.

O que causa hérnia de disco?

Essa doença pode ser ocasionada por diversos motivos. Fatores como má postura, falta de atividades físicas, predisposição genética e tabagismo contribuem para a ocorrência de hérnia de disco. Além disso, profissões que exigem muito esforço físico e manipulação de cargas pesadas são mais propensas a desenvolver a doença.

Como funciona o tratamento?

Em até 80% dos casos, a condição é tratável sem a necessidade cirúrgica, o que é uma boa notícia para quem enfrenta o problema. O tratamento da hérnia de disco abrange acompanhamento médico, fisioterapia e, em alguns casos, acupuntura. Em situações mais sérias, onde o paciente perde a capacidade total de movimentos e sensibilidade, o procedimento cirúrgico pode se tornar a única alternativa.

É válido notar que a chave para a recuperação e prevenção reside, em grande parte, no fortalecimento dos músculos do núcleo através de atividades físicas, além de mudança de hábitos. A hérnia de disco é uma doença séria que requer tratamento adequado e medidas preventivas. É importante observar alterações no corpo e buscar ajuda médica caso a dor lombar persista.

Como evitar a hérnia de disco?

  • 1. Evite levantar peso excessivo do chão com os joelhos esticados

Muitas pessoas levantam objetos pesados do chão com os joelhos esticados. Isso força duas vezes mais a coluna, aumentando os riscos de lesão. Caso tenha que levantar algum peso do chão, dobre os joelhos e agache para não prejudicar a sua coluna.

  • 2. Cuide da sua postura

Uma postura incorreta causa sobrecarga na coluna aumentando o impacto nos discos intervertebrais.

  • 3. Tome bastante água

Cerca de 70% a 90% do disco intervertebral é composto por água. Por isso é tão importante tomar água durante o dia para deixa-lo hidratado.

  • 4. Fazer atividade física

É importante fazer atividade física para fortalecer os músculos. Assim a sua coluna não trabalha sozinha e diminui os riscos de lesões.

  • 5. Evite movimentos repetitivos na coluna

Os movimentos repetitivos causam pequenas lesões na coluna que podem se agravar com o tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES