Essa é a quantidade de passos por dia para reduzir o risco de morte, diz estudo

Cada passo adicional até chegar a quantidade ideal ao dia reduz o risco de morte e doenças cardiovasculares graves

A pesquisa foi divulgada no British Journal of Sports Medicine nesta última terça-feira (5) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo realizado pela Universidade de Sidney, na Austrália, mostrou que cada passo que uma pessoa sedentária dá pode reduzir o seu risco de morte. A pesquisa foi divulgada no British Journal of Sports Medicine nesta última terça-feira (5).

O estudo apontou que independente de quanto tempo alguém passa sentado, cada passo adicional até chegar a 10 mil ao dia reduz o risco de morte e doenças cardiovasculares graves.  A análise é a primeira a indicar porcentagens de redução do risco de morte a partir da caminhada, única e exclusivamente. Para realizar o estudo, foi preciso de 72.174 voluntários que tiveram sua caminhada diária monitorada usando uma pulseira eletrônica por sete dias e depois tiveram os dados comparados com seus históricos de saúde. 

Qual a quantidade de passos ideal?

Segundo os responsáveis pelo estudo, a quantidade de passos ideal a andar por dia para neutralizar o elevado tempo sedentário (acima de 10 horas diárias) era entre 9 a 10 mil passos ao dia. Os voluntários que se encaixaram nesses parametros conseguiram reduzir o risco de morte por qualquer causa em 39% e a chance de ocorrência de doença cardíaca grave em 21% ao se exercitar.

A quantidade de passos diários acima dos 2,2 mil já bastou para reduzir em partes o risco de mortalidade até chegar ao número ideal de aproveitamento, perto dos 9 mil. Para conseguir metade do benefício (cerca de 20% menos risco de morte e 10% de chance de ter doenças cardíacas), os pesquisadores descobriram que eram necessários de 4 a 4,5 mil passos ao dia.

“Esses resultados mostram que as pessoas podem e devem tentar compensar as consequências para a saúde do inevitável tempo que passam paradas, trabalhando sentadas, por exemplo, e que isso pode ser feito aumentando a sua contagem diária de passos”, indica o cardiologista Matthew Ahmadi, autor principal do estudo, em entrevista ao site da Universidade de Sidney.

Mais detalhes do estudo

Para realizar os cálculos, as pulseiras inteligentes ajudaram os pesquisadores a mensurar o tempo em que as pessoas se movimentaram ou ficaram paradas. A média diária dos participantes foi de 6,2 mil passos. O grupo com menor quantidade de passos, 2,2 mil, e o tempo médio sedentário de 10h foi tomado como referência para a pesquisa. Todos que ficaram parados acima disso foram considerados altamente sedentários. Nos sete anos seguintes à pesquisa, ocorreram 1,6 mil mortes e 6,1 mil participantes descobriram que tinham novas doenças cardíacas.    

Atividade física reduz o risco de AVC

Um outro estudo publicado no BMJ Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry na última terça-feira (5), indicou que o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) também diminui quando colocamos o corpo em movimento.

Uma revisão de mais de 3 mil artigos publicados sobre o tema feita por pesquisadores da Universidade de L’Aquila, na Itália, indicou que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 150 minutos de atividade moderada por semana, levou a uma queda no risco de AVC entre 18% a 29% ao comparar com dados de pessoas sedentárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES