Essa fruta ajuda a prevenir a infecção urinária pra você incluir na rotina

A infecção urinária (ITU) é uma doença comum sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil

A infecção se desenvolve quando a bactéria Escherichia coli — presente na flora intestinal — penetra nas vias urinárias e lá se multiplica | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo realizado por médicos da Universidade Flinders, na Austrália, mostrou que o consumo regular de cranberry pode ajudar a prevenir infecções urinárias. A análise se baseou em hábitos alimentares de mais de 8,8 mil pacientes e descobriu que aqueles que consumiam suco da fruta, seca ou cápsulas, tinham 25% menos probabilidade de sofrer repetidas infecções urinárias

Em crianças, o consumo da fruta reduziu a ocorrência da condição pela metade. O estudo revisou 50 pesquisas anteriores que investigaram o papel da cranberry na prevenção de infecções urinárias. O estudo permitiu que os pesquisadores refutassem uma pesquisa anterior que desacreditava a eficácia da fruta na prevenção da doença.

A líder do estudo, Gabrielle Williams, teve uma história pessoal com o uso do suco de cranberry, pois sua mãe vinha usando como meio de prevenir infecções urinárias desde a década de 1970. “Tinha falado para minha mãe que as evidencias científicas diziam que o suco não adiantava, mas ela não me escutou. Como sempre, minha mãe que estava certa. Os produtos de cranberry podem sim prevenir que mulheres tenham infecções urinárias”, pontuou a médica, em comunicado à imprensa.

Limitações da fruta

Nenhum benefício dos cranberries foi demonstrado para adultos mais velhos, mulheres grávidas ou pessoas com problemas de esvaziamento da bexiga, portanto, esta não é uma descoberta que se aplica a todos. No entanto, mostra que, para alguns grupos de pessoas, o risco reduzido é significativo.

Embora muitas mulheres já tenham usado suco de cranberry para evitar infecções do trato urinário, as evidências científicas de sua eficácia não eram conclusivas. De acordo com estudos anteriores , acredita-se que os compostos contidos nos cranberries, chamados proantocianidinas (PACs), ajudam a impedir que a bactéria Escherichia coli se fixe nas células que revestem a bexiga, conferindo às frutas seus benefícios protetores.

Qual a dose ideal?

Os autores do estudo enfatizaram a necessidade de estudos futuros para determinar a dose ideal e a frequência de consumo de cranberry para a prevenção de infecções urinárias. De qualquer forma, essas descobertas certamente lançam uma luz positiva sobre os benefícios potenciais do cranberry para a saúde urinária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES