Essa fruta cítrica pode te ajudar no combate à anemia

A fruta também evita o envelhecimento precoce da pele, ajudando a manter uma pele saudável

A anemia é marcada pela falta de hemoglobina no sangue | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A anemia é uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas. O tratamento depende do tipo e da gravidade do problema — e vai desde a suplementação de ferro ou vitaminas do complexo B até o transplante de medula óssea.

Umas das alternativas de combater a condição, além do receitado por um profissional de saúde, é através do consumo adequado de nutrientes essenciais, como o ferro e a vitamina C. O kiwi é uma fruta que apresenta diversos benefícios, sendo um aliado no combate à anemia. O alimento é rico em vitamina C, um nutriente que desempenha um papel fundamental na absorção do ferro proveniente dos alimentos que ingerimos.

O nutriente presente no kiwi aumenta a eficiência com que o organismo utiliza o ferro, favorecendo a produção de hemoglobina e, consequentemente, ajudando a prevenir e combater a anemia. Além de seus efeitos no combate à anemia, o kiwi é uma excelente fonte de beta carotenos, compostos com propriedades antioxidantes.

Os antioxidantes são essenciais para neutralizar os radicais livres no organismo, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células e contribuir para o envelhecimento precoce. Dessa forma, o consumo regular de kiwi pode proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV do sol, ajudando a manter uma pele saudável e jovem.

Rico em pectina, a fruta também ajuda na hidratação das fezes e combate a prisão de ventre. Fora isso, o potássio presente no kiwi promove o relaxamento das artérias e ajuda a eliminar o excesso de sódio, auxiliando na regulação da pressão arterial.

Contraindicações

Apesar de ser uma fruta saudável e benéfica para a maioria das pessoas, é importante mencionar que algumas pessoas podem apresentar alergia ao kiwi.  Assim, pessoas com histórico de alergias alimentares devem estar atentas a possíveis reações e evitar o consumo caso necessário. Vale destacar, por fim, que o recomendado é consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientações personalizadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES