Essa fruta nutritiva é uma grande aliada contra a infecção urinária

Estudo apontou fruta que serve como remédio natural para a infecção urinária

A infecção urinária (ITU) é uma doença comum sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A infecção urinária (ITU) é uma doença comum sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil. A condição acomete até 50% das mulheres entre 20 e 40 anos com vida sexual ativa. Desse total, cerca de 30% pode desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos dois episódios da doença no período de seis meses. 

A infecção se desenvolve quando a bactéria Escherichia coli — presente na flora intestinal — penetra nas vias urinárias e lá se multiplica. O urologista do Hospital Santa Lúcia, José Carlos Laydner, explica que a mulher é mais suscetível à enfermidade por sua constituição anatômica (uretra mais curta). 

“Com essa configuração, a bactéria que está no períneo (área entre o ânus e a vagina) chega mais facilmente na uretra, porta de entrada para a infecção”, frisa. O médico acrescenta que as vítimas constantes da doença têm um tipo de mucosa que favorece a aderência da bactéria. “Neste caso, a fragilidade é hereditária e há outras pessoas na família com o mesmo problema. É preciso consultar um médico para evitar as repetições”.

Remédio natural

No Brasil, uma fruta vermelha, pequena e cheia de benefícios e que vem ganhando espaço pois pode servir como remédio natural contra infecção urinária: o cranberry, segundo evidências científicas. As infecções urinárias (ITUs) podem ser extremamente dolorosas e desencadear uma variedade de problemas de bexiga. Se não for tratada, a infecção passa para os rins e causa complicações, incluindo sepse em alguns casos raros.

Embora mais comuns em mulheres, as ITUs também podem afetar homens e crianças. Um novo estudo, os investigadores analisaram 50 ensaios anteriores abrangendo 8.857 participantes no total. Esses ensaios anteriores analisaram como o risco de ITU estava associado a cranberries.

A análise comparou produtos de cranberry com um placebo ou nenhum tratamento para ITU. O resultado determinou que beber cranberries como suco ou tomar cápsulas reduziu o número de ITUs em mulheres com casos recorrentes, em crianças e em pessoas suscetíveis a ITUs após intervenções médicas.

Risco reduzido

Além disso, o risco de desenvolver uma ITU foi reduzido em mais de um quarto nas mulheres com casos recorrentes de infecção, em mais de metade das crianças e em pouco mais de metade das pessoas com probabilidade de contrair ITU após procedimentos médicos.

No estudo, apenas algumas pessoas relataram efeitos colaterais, sendo a dor de estômago a mais comum. No entanto, existem lacunas nos dados: muito poucos ensaios compararam produtos de cranberry diretamente com antibióticos ou probióticos isolados, por exemplo, e estes tratamentos podem ser tão eficazes quanto a fruta.

Limitações da fruta

Nenhum benefício dos cranberries foi demonstrado para adultos mais velhos, mulheres grávidas ou pessoas com problemas de esvaziamento da bexiga, portanto, esta não é uma descoberta que se aplica a todos. No entanto, mostra que, para alguns grupos de pessoas, o risco reduzido é significativo.

Embora muitas mulheres já tenham usado suco de cranberry para evitar infecções do trato urinário, as evidências científicas de sua eficácia não eram conclusivas. De acordo com estudos anteriores , acredita-se que os compostos contidos nos cranberries, chamados proantocianidinas (PACs), ajudam a impedir que a bactéria Escherichia coli se fixe nas células que revestem a bexiga, conferindo às frutas seus benefícios protetores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES