Essa fruta popular te protege contra o câncer e reduz o colesterol alto

O alimento que é originário do sudeste asiático é um verdadeiro combo de benefícios

O colesterol alto representa um óbito a cada 90 segundos no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A banana é uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros e o seu destaque não se deve apenas ao seu sabor típico, mas também por ser um grande aliado à saúde. A fruta, além de ser acessível economicamente, é rica em potássio e vitamina B6, oferece auxílio à saúde do coração e ainda fornece energia.

O alimento que é originário do sudeste asiático é um verdadeiro combo de benefícios. Por exemplo, para um adulto, a ingestão recomendada de fibras é de 22 a 34 gramas por dia, variando conforme idade e sexo, sendo a banana uma excelente aliada para alcançar essas metas nutricionais. 

Afinal, apenas uma banana de tamanho médio (cerca de 18 cm de comprimento) fornece 3 gramas de fibra. As fibras, particularmente as solúveis e presentes em abundância nas frutas, podem reduzir o colesterol “ruim”, colaborando para a minimização dos riscos de doenças cardíacas e derrames, como indica um estudo internacional.

Além disso, por ser rica em potássio, a banana contribui para o controle da pressão arterial. Esse mineral aumenta a excreção urinária de sódio e ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos. O potássio é tão presente na banana que uma unidade média da fruta fornece 9% da ingestão diária recomendada deste mineral.

Fonte de energia

Esse fruto também é uma forte fonte de carboidratos, que são a principal fonte de energia do corpo. Além disso, a presença da vitamina B6 – relevante para várias funções corporais – auxilia o metabolismo energético e apoia a saúde do cérebro. Como fonte natural de eletrólitos como o potássio, a banana é essencial para o desempenho muscular adequado, visto que níveis inadequados de potássio no sangue podem causar fraqueza muscular.

Auxílio na prevenção de câncer

Um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, ganhou destaque após apontar que o amido resistente, presente em bananas verdes e cereais, poderia ser uma arma valiosa na batalha contra a doença. A pesquisa indica que comer banana antes de amadurecer pode reduzir o risco de diferentes tipos de câncer em mais de 60%.

Banana verde pode prevenir casos hereditários de câncer

O estudo, com mais de duas décadas em andamento, começou após observações feitas em quase mil pacientes com síndrome de Lynch. Para quem não está familiarizado, a síndrome é uma alteração genética que aumenta fortemente as chances de desenvolver câncer no intestino grosso.

Os cânceres para os quais o suplemento de amido resistente apresentou maior eficácia foram os cânceres do trato gastrointestinal, que incluem câncer do esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno. Isso ocorre porque o amido resistente pode alterar o metabolismo bacteriano dos ácidos no intestino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES