Essa planta evita o acúmulo de gordura no corpo, diz estudo

Conhecida como Mallotus furetianus, a planta é recomendada para o tratamento de uma série de enfermidades

Planta originária da China que reúne propriedades capazes de combater a obesidade, pode ser eficaz na prevenção do acúmulo de gordura no corpo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa coordenada por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, mostrou que uma planta originária da China que reúne propriedades capazes de combater a obesidade, pode ser eficaz na prevenção do acúmulo de gordura no corpo. Conhecida como Mallotus furetianus, habitualmente encontrada na ilha de Hainan, essa planta é recomendada para o tratamento de uma série de enfermidades.

O estudo conduzido por médicos e nutricionistas analisou 36 camundongos divididos em dois grupos e alimentados de formas distintas durante um mês. Um desses grupos teve acesso a uma dieta saudável, enquanto o outro recebeu um regime mais rico em gorduras. Para efeito de contraste, a pesquisa incluiu uma variável extra: alguns camundongos de cada grupo ingeriram um chá concentrado produzido a partir das folhas secas da planta.

Dado à conclusão do estudo, que surpreendeu a todos, independentemente da dieta recebida, todos os roedores que consumiram o chá apresentaram menor acúmulo de gordura no corpo. Enquanto os ratos que acabaram alimentados com uma dieta mais calórica e ingeriram o chá, ganharam apenas 30 gramas em um mês.

Em relação aos 34 gramas ganhos pelo grupo que não teve acesso ao suplemento, isso representa uma diminuição de 12% no aumento de peso. Outro ponto levantado pelo ensaio clínico foi: o grupo que seguiu uma dieta saudável e ingeriu o chá ganhou apenas 29 gramas. Além disso, o extrato da planta conseguiu evitar não apenas o ganho de gordura corporal, mas também a acumulação de tecido adiposo e gordura no fígado dos animais.

Aliada ao combate à obesidade

Essa planta concentra propriedades químicas que inibem a síntese de gordura no corpo, o potencial da Mallotus foi considerado  verdadeiramente fascinante pelos especialistas. Uma vez que, ao invés de ser processada e armazenada, a gordura é eliminada do organismo.

Akiko Kojima-Yuasa, líder do estudo, pontuou que a planta pode ser uma nova aliada no combate à obesidade. “Esses resultados não apenas sugerem uma ligação entre o extrato de Mallotus furetianus e os efeitos antiobesidade, mas também indicam seu potencial como um novo ingrediente alimentar com propriedades que diminuem o ganho de peso”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES