Essa semente que você conhece atua contra o câncer e o AVC, diz estudo

Pesquisadores identificaram genes da semente associados à melhoria da nutrição

Pode-se tirar grandes vantagens dessa semente, caso aprendamos a incorporá-la em nosso cardápio, diz estudo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa recém realizada por cientistas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, mostrou que uma semente conhecida por brasileiros possui um alto valor nutritivo, com propriedades muito procuradas para medicamentos que poderiam ser utilizados para tratar desde o câncer até a hipertensão. 

Trata-se da semente de chia. No artigo publicado na revista Frontiers in Plant Science, os pesquisadores identificaram genes da chia associados à melhoria da nutrição. O estudo sequenciou o genoma da semente, o que forneceu um plano para pesquisas futuras que aproveitem seus benefícios nutricionais.

Os benefícios da chia

Pode-se tirar grandes vantagens dessa semente, caso aprendamos a incorporá-la em nosso cardápio, desta maneira obteremos grandes vantagens nutricionais na forma de gorduras saudáveis, por serem especialmente ricas em ácidos graxos ômega-3.

E não para por aí. Além disso, a semente contém proteínas vegetais, relacionadas à saúde do coração e à longevidade. Contendo também minerais essenciais, antioxidantes, fibras alimentares e seu efeito saciante contribui para a perda de peso. Mas o novo estudo, ao sequenciar o genoma da chia, oferece uma visão mais detalhada do nível molecular e do potencial de mineração de dados genéticos, com especial atenção às aplicações para a saúde humana.

Descobertas 

Os pesquisadores encontraram 29 genes relacionados com a biosíntesis de ácidos graxos poliinsaturados e 93 genes que contribuem para a propriedade gelificante das sementes de chia. Eles também encontraram 2.707 genes altamente expressos na semente que provavelmente geram pequenos peptídeos bioativos derivados de proteínas.

O que isso significa? 

Quando a proteína da semente é digerida no trato intestinal, esses pequenos peptídeos são liberados e absorvidos pelo corpo e possuem propriedades potenciais que podem ajudar a aliviar condições humanas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.

É a primeira vez que se analisa o genoma de uma planta com efeitos benéficos à saúde humana. Para promover a colaboração e a ciência de dados abertos, os investigadores publicaram os dados do genoma da chia num formato acessível a cientistas de todo o mundo.

Benefícios para a saúde das sementes de chia, de acordo com pesquisas anteriores:

  • Os ácidos graxos poliinsaturados da chia melhoram o colesterol e a saúde cardiovascular (afasta infartos e acidentes vasculares cerebrais) e têm propriedades anticancerígenas.

  • O alto teor de fibras das sementes de chia ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e auxilia pessoas com doenças relacionadas ao trato gastrointestinal.

  • As proteínas das sementes de chia podem ajudar no tratamento do câncer e da hipertensão e também possuem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas.

  • As sementes de chia embebidas em água formam um gel que atua como modificador de textura, emulsificante, agente gelificante e agente encapsulante em alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES