Essa superfruta ajuda a reduzir o açúcar no sangue e regular a pressão

O fruto tem ganhado cada vez mais admiradores devido aos seus benefícios à saúde

A graviola ajuda a tratar doenças inflamatórias e infecções | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A graviola, também conhecida como o fruto da Annona muricata, tem conquistado cada vez mais um público maior de admiradores. A paixão pelo fruto com origem nas regiões da América Central e Caribe vem de seu sabor exótico mas também pelos benefícios à saúde. 

O fruto com um sabor bem característico, levemente ácido e refrescante, podendo ser consumido tanto ao natural como no preparo de sucos e sorvetes, é considerado uma excelente fonte de diversas vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde do corpo, sendo rico em:

  • vitamina C;
  • vitaminas do complexo B, como B1, B2, B6;
  • cálcio;
  • magnésio;
  • manganês;
  • potássio.

Outro destaque da graviola é a presença de fibras e uma quantidade significativa de água, sendo um alimento com cerca de 66 calorias para cada 100 gramas. A graviola não é apenas uma deliciosa fruta tropical, mas também uma aliada à saúde, oferecendo diversos benefícios, como:

  • Previne câncer e envelhecimento precoce

A graviola possui alto teor de antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres no organismo, ajudando na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce. Uma revisão de estudos, publicada na revista científica Oxidative Medicine and Cellular Longevity, sugeriu que a graviola pode ter potencial anticâncer e esse benefício deve ser explorado de forma mais abrangente. Mas ainda precisam ser realizados mais estudos. 

  • Auxilia a saúde de hipertensos e diabéticos

Além disso, devido à sua rica composição nutricional e a presença de fibras, a graviola pode auxiliar na redução da pressão arterial e no controle das taxas de açúcar no sangue, podendo ser benéfica tanto para hipertensos quanto para diabéticos. Em um estudo, os pesquisadores demonstraram que uma dose de 100mg/kg do extrato de graviola foi capaz de reduzir o nível de glicose no sangue em 75%.

  • Combate inflamações e infecções

A graviola também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, podendo auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias e infecções.

  • Auxílio na perda de peso

A fruta tem apenas 62 calorias a cada 100g, sendo indicada para quem quer perder peso. Isso graças às fibras presentes em sua polpa branca e cremosa, que proporcionam maior sensação de saciedade.

A graviola tem contraindicações?

Como qualquer alimento, o consumo da graviola deve ter moderação. Além disso, como a fruta tem a propriedade de baixar a pressão arterial, ela é contraindicada para aqueles que sofrem de pressão baixa. Grávidas também devem evitar o consumo da graviola, pois ela pode estimular o relaxamento uterino e causar aborto.

Como consumir a superfruta?

Não apenas a fruta, como também a casca, a raiz e as folhas da graviola são adequadas para consumo. A sua versatilidade é um destaque, sendo uma ótima opção para variar o cardápio de modo saudável. Você pode comer a graviola pura, em preparações culinárias, sucos, shakes e também em chás. Como suplemento alimentar, ela pode ser consumida em cápsulas, especialmente em lugares onde o cultivo da fruta é mais difícil. 

Rica em tantos nutrientes, a fruta pode ser muito benéfica para a saúde, principalmente se o consumo for acompanhado de um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Pois nenhum alimento pode, sozinho, prevenir o câncer ou outras doenças, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES