Essa vitamina comum do dia a dia pode estar associada ao risco de câncer

Uso diário de vitamina comum do dia a dia pode estar associado a desenvolvimento de determinados tumores de pulmão

Estudo realizou uma análise dos registros de saúde de mais de 11.000 pacientes com a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o uso diário de um popular suplemento pode estar associado ao desenvolvimento de determinados tipos de câncer de pulmão? As informações foram compartilhadas por meio de um estudo divulgado por especialistas da Peking University, na China. A alta ingestão de vitamina A aumenta consideravelmente o risco do tumor em células escamosas e adenocarcinoma.

No entanto, essa não é a primeira vez que um estudo médico relaciona o consumo de vitamina A ao risco de câncer. Pesquisas anteriores já haviam descoberto que o excesso de vitamina A poderia aumentar o risco de câncer de ovário, porém, essa é a primeira vez que a associação também é feita com câncer de pulmão.

Para chegar ao resultado, o estudo realizou uma análise dos registros de saúde de mais de 11.000 pacientes com a doença. Principal causa de morte entre os homens, o câncer de pulmão ocupa o terceiro lugar entre as mulheres. Tem como principais fatores de risco o tabagismo, a exposição passiva ao tabaco, ao amianto e poluição do ar.

O câncer de pulmão se divide em dois tipos: carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma. O adenocarcinoma é o tipo mais comum e começa no muco, produzindo células glandulares no revestimento das vias aéreas. Enquanto escamosa se desenvolve nas células planas que cobrem a superfície de suas vias aéreas.

Quais os sinais?

De acordo com a ONG Oncoguia, a maioria dos cânceres de pulmão não provoca sintomas até que se disseminam. Os sinais e sintomas que mais aparecem são:

  • Tosse
  • Tosse com expectoração mucosa
  • Tosse com expectoração com sangue
  • Dor no peito
  • Rouquidão
  • Perda de apetite
  • Perda de peso inexplicada
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Infecções de repetição

Como prevenir?

A melhor maneira de reduzir o risco de câncer de pulmão é não fumar e evitar a exposição passiva à fumaça do cigarro. Se você parar de fumar antes de desenvolver um câncer, seu tecido pulmonar danificado gradualmente se repara. Independente de sua idade ou do tempo em que fumou, parar pode reduzir o risco da doença. É recomendável que pessoas com idade acima de 55 anos, fumantes com alta carga tabágica (acima de 30 maços/ano) e ex-fumantes que cessaram o tabagismo há menos de 15 anos façam exames de rastreamento periódicos, de acordo com orientação do médico.

Principais fontes de Vitamina A

A vitamina A pode ser encontrada em alguns alimentos, como abóbora, tomate, agrião, espinafre, fígado, gema de ovo e óleo de peixe. Essa vitamina é responsável por manter a saúde da visão e promover o crescimento e renovação das células do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES