Essas 3 bebidas do seu dia a dia podem te deixar demente, diz estudo

O estudo analisou a dieta de 186.622 participantes para chegar a conclusão

Ao menos 1,76 milhão de pessoas com mais de 60 anos têm alguma forma de demência no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo, publicado no periódico científico Springer Nature, comprovou a influência do consumo de bebidas açucaradas no desenvolvimento de demência. A análise demonstrou que, ao contrário do que muitos pensam, a bebida é tão importante quanto a comida, especialmente quando se trata da saúde do cérebro.

Ao menos 1,76 milhão de pessoas com mais de 60 anos têm alguma forma de demência no Brasil, aponta o Ministério da Saúde. O estudo analisou a dieta de 186.622 participantes do UK Biobank – um banco de dados online de registros médicos e de estilo de vida – entre as idades de 37 a 73 anos, ao longo de uma década.

Detalhes do estudo

Os responsáveis pela pesquisa descobriram que bebidas com altos níveis de açúcares livres – aquelas para as quais o açúcar é adicionado durante o processo de fabricação, como sucos de frutas, bebidas de leite saborizadas e refrigerantes de alto teor de gordura – aumentam significativamente o risco de demência. 

Sim, as bebidas de frutas, mesmo aquelas contendo açúcares naturalmente presentes, também foram associadas à doença, mas em menor grau. Por outro lado, o consumo de chá e café não apresentou qualquer risco.

Como o açúcar pode afetar o cérebro?

A causa deste fenômeno ainda não tem total compreensão dos especialistas. Contudo, algumas pesquisas sugerem que o consumo excessivo de açúcar pode causar inflamações no corpo, que estão associadas a doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência.

O estudo também pontuou que o açúcar consumido na forma líquida é mais prejudicial do que o presente em alimentos sólidos. Isso porque o cérebro não registra calorias de açúcar líquido da mesma forma que as de alimentos sólidos. 

O fato de ingerir calorias líquidas não provoca a sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo acabe consumindo mais e aumentando o risco de ganho de peso. Por fim, estudiosos ressaltam o papel de um estilo de vida saudável na prevenção da demência. Ter uma dieta equilibrada e sem excesso de açúcares ainda é a principal recomendação dos especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES