Essas 5 partes do corpo indicam que seu colesterol está alto e você em risco

O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você acompanha artigos sobre bem estar e saúde, já está farto de saber que o colesterol alto exige uma série de cuidados e hábitos para evitar sérios problemas de saúde e que, além disso, a doença é considerada silenciosa. Mas essa não é uma realidade para muitos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% dos adultos no país têm diagnóstico de colesterol alto.

Mesmo assim, com um índice bastante elevado, a doença ainda não é levada a sério. Embora considerada uma condição silenciosa, o nível elevado dessa substância no sangue pode indicar alguns sinais de alerta, o que pode nos ajudar a intervir antes que evolua para um problema fatal. Estudos recentes sobre o tema mostram que um desses sinais pode atingir cinco áreas do corpo.

Esses sinais surgem quando as artérias abrigam muito dessa substância gordurosa, elas se tornam duras e rígidas e consequentemente afeta o fluxo sanguíneo, atingindo principalmente as pernas, desencadeando o “primeiro” sintoma da condição. Quando esse fluxo sanguíneo é prejudicado para as pernas pode, eventualmente, levar a uma condição conhecida como Doença Arterial Periférica (DAP).

Quais lugares do corpo podem ser atingidos?

Geralmente, o primeiro sintoma desta condição costuma ser uma sensação desconfortável conhecida como claudicação intermitente. A claudicação descreve uma dor muscular que ocorre quando você está ativo e para quando você descansa. Em alguns casos, a dor torna-se tão intensa que pode prejudicar simples atividades, como caminhar.

 De acordo com a Mayo Clinic, as cinco áreas onde a claudicação intermitente pode ocorrer incluem panturrilhas, coxas, nádegas, quadris ou pés. Entre os sintomas observados, a pessoa pode sentir dor nessas áreas, desconforto ou cansaço e espasmos musculares ou cãibras. Embora essas cinco áreas tenham maior probabilidade de serem atingidas, bíceps e antebraços também podem doer, mas isso ocorre com menos frequência.

À medida que a claudicação progride, a dor pode tornar-se mais intensa e aparecer mesmo em repouso. É importante dizer, no entanto, que a DAP nem sempre causa muitos sintomas perceptíveis, o que a torna difícil de identificar o colesterol alto. Isso significa que a maneira mais confiável de determinar seus níveis de colesterol é por meio de um exame de sangue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES