Essas bebidas adoçadas podem aumentar o risco de morte precoce

O consumo excessivo de bebidas açucaradas estaria relacionado a 133.000 mortes por diabetes, 45.000 por doenças cardíacas e 6.450 por câncer

Cientistas analisaram mais de 18 anos de dados de saúde de 9.252 mulheres e 3.519 homens para alcançarem resultados | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou um risco aumentado de morte prematura para quem consome bebidas adoçadas manualmente artificialmente, principalmente para as pessoas com diabetes tipo 2. Para realizar o estudo, os cientistas analisaram mais de 18 anos de dados de saúde de 9.252 mulheres e 3.519 homens, todos diagnosticados com a condição.

Os participantes relataram a cada poucos anos quais bebidas consumiam diariamente. As bebidas adoçadas com açúcar incluíam refrigerantes, ponche de frutas e limonada. As bebidas adoçadas artificialmente incluíam suco, café, chá, leite de vaca com baixo teor de gordura, leite de vaca integral e água pura.

Dados os resultados, as análises mostraram que cada porção diária adicional de uma bebida açucarada, houve um aumento de 8% na mortalidade por todas as causas. Esse número diminuiu para aqueles que consumiam bebidas mais saudáveis regularmente. 

O número caiu 18% para todas as causas de mortalidade e 20% para doenças cardiovasculares quando os diagnosticados com diabetes tipo 2 substituíram uma bebida por dia por café. O risco de morte prematura caiu 16% para chá e água.

180 mil mortes anualmente

As bebidas com adição de açúcar, como refrigerantes, sucos industrializados, energéticos, isotônicos e chás gelados podem ser responsáveis pela morte de 184 000 adultos anualmente ao redor do mundo, segundo um estudo publicado na última edição da revista científica Circulation.

As estimativas foram feitas a partir de 62 pesquisas alimentares, realizadas com 611 971 indivíduos entre 1980 e 2010, em 51 países, e associadas a dados sobre a disponibilidade nacional de açúcar. Além disso, foram consideradas também outras informações provenientes de pesquisas já publicadas sobre os danos para a saúde causados por bebidas açucaradas. 

Os pesquisadores então calcularam o impacto direto da ingestão de bebidas desse tipo no surgimento de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e câncer. De acordo com o estudo, a maioria das mortes – 133 000 – foi causada por diabetes. Outras 45 000 por doenças cardíacas e 6 450 por câncer. Segundo os resultados, todas as doenças estão relacionadas ao alto consumo de bebidas adoçadas com açúcar.

Então, o que fazer? 

A melhor opção sem dúvida alguma é substituir! Troque as bebidas açucaradas por água, sucos sem açúcar, água de coco, água saborizada, chás gelados. Combine isso com atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e boas noites de sono e com certeza sua saúde vai agradecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES