Essas bebidas comuns dobram o risco de câncer de intestino; conheça

Estudo evidenciou que tomar duas ou mais bebidas açucaradas por dia duplica as chances de câncer de intestino

Estudo resultou em informações de valor inestimável acerca da influência direta da ingestão de açúcar sobre a saúde da geração emergente | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que bebidas açucaradas podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer? É o que diz uma pesquisa publicada pela revista Gut. O estudo evidenciou que tomar duas ou mais bebidas açucaradas por dia duplica as chances de câncer de intestino em adultos antes dos 50 anos. 

Ou seja, com cada dose diária, o risco de câncer aumenta em 16% nas mulheres e 32% nos adolescentes. Entre as maiores vilãs da saúde intestinal estão bebidas esportivas e energéticas, bebidas com sabor de frutas e refrigerantes, consideradas as maiores fontes de açúcares adicionados na dieta ocidental.

Detalhes do estudo

O estudo, que durou mais de duas décadas, resultou em informações de valor inestimável acerca da influência direta da ingestão de açúcar sobre a saúde da geração emergente. A pesquisa envolveu uma grande amostra de aproximadamente 100 mil profissionais de enfermagem durante um período estendido de 1991 a 2015.

Fernando Maluf, oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer, disse que um dos maiores méritos dos cientistas foi englobar na amostra de pesquisa um importante grupo de 40 mil enfermeiras que incorporaram no seu estilo de vida, ainda na adolescência – entre 13 e 18 anos – o consumo regular das chamadas “bebidas doces”, como refrigerantes, energéticos e chás adoçados.

“Estamos começando a perceber um aumento considerável no risco de câncer em indivíduos que consomem mais de 250 ml de bebidas açucaradas por semana. Esses consumidores podem aumentar o risco de câncer de intestino entre 35 a 40% em comparação a quem não consome esses tipos de bebidas”, declarou o oncologista à CNN.

Efeitos das bebidas a longo prazo

O médico enfatizou que, embora os resultados sejam alarmantes, ainda há esperança. Maluf ressaltou que “quanto mais tarde se inicia a ingestão dessas bebidas, menor é o risco de desenvolver câncer de intestino no futuro.” A análise serve como um aviso contundente para os pais restringirem o consumo excessivo de bebidas açucaradas pelas crianças.

Como forma de solucionar esse problema, o especialista propôs medidas regulatórias semelhantes às aplicadas contra o tabagismo. Ele defendeu a necessidade de uma fiscalização e propaganda mais rigorosas, incluindo a inclusão em suas embalagens de informações claras sobre os danos que podem causar à saúde.

Aumento do câncer de intestino no Brasil

Nos últimos anos, registou-se um aumento acentuado de casos de câncer do intestino (colorrectal) antes dos 50 anos de idade. A escalada, segundo especialistas, se dá por conta alimentação pobre em fibras e o aumento do consumo de carne tem sido apontados como grandes responsáveis. No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de 44 mil novos casos desse tipo de câncer por ano, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES