Essas são 3 dicas para você evitar o Alzheimer, segundo especialista

No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano

A doença de Alzheimer é progressiva e envolve partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última estimativa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. 

Estimativas da Alzheimer’s Disease International sediada no Reino Unido, mostram que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

A doença de Alzheimer é progressiva e envolve partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem. O distúrbio começa com uma leve perda de memória e, muitas vezes, leva à perda da capacidade de conversar e realizar atividades do dia a dia. Embora os cientistas não entendem completamente a causa da condição, acredita-se que existem vários fatores que podem afetar cada pessoa de maneira diferente. 

Um ponto, no entanto, é consenso na literatura médica sobre a doença: hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o Alzheimer ou retardar sua progressão. O médico britânico Gad Marshall destaca três dicas para evitar a condição no futuro.  

Exercícios físicos

De acordo com o diretor médico de ensaios clínicos no Centro de Pesquisa e Tratamento de Alzheimer do Brigham and Women’s Hospital, Gad Marshall, “a evidência mais convincente é que o exercício físico ajuda a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer ou retardar a progressão em pessoas que apresentam sintomas”. A recomendação, segundo ele, é de 30 minutos de exercícios aeróbicos moderadamente vigorosos, três a quatro dias por semana.

Alimentação

A dieta mediterrânea, de acordo com Marshall, é muito importante para impedir a doença de Alzheimer ou retardar sua progressão. “Um estudo recente mostrou que mesmo a adesão parcial a essa dieta é melhor do que nada, o que é relevante para pessoas que podem achar difícil aderir totalmente a uma nova dieta”, diz.

Esse tipo de dieta inclui frutas e legumes frescos; grãos integrais; azeite; nozes; leguminosas; peixe; quantidades moderadas de aves, ovos e laticínios; quantidades moderadas de vinho tinto; e carne vermelha apenas com moderação. 

Descanso suficiente

O hábito de garantir as oito horas de sono também entra no pacote de hábitos saudáveis para prevenir o Alzheimer. “Evidências crescentes sugerem que a melhora do sono pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e está ligada a uma maior depuração de amilóide do cérebro”, conclui Marshall.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES