Essas são 5 maneiras simples de melhorar sua saúde mental, apontam estudos

O hábito de dedicar energia ao seu bem-estar mental é realmente um investimento em si próprio

Estratégias para enfrentar problemas de saúde mental também têm ganhado cada vez mais destaque | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A saúde mental é um dos assuntos mais debatidos da atualidade, devido a uma série de fatores. Estratégias para enfrentar problemas de saúde mental também têm ganhado cada vez mais destaque, principalmente aquelas que não exigem que você coloque a mão no bolso. 

O hábito de dedicar energia ao seu bem-estar mental é realmente um investimento em si próprio. Não se trata apenas de melhorar o seu humor – a sua saúde mental também está intimamente ligada à sua saúde física. E seu bem-estar mental afeta tudo, desde a forma como você forma relacionamentos até como você lida com os estressores da vida, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM).

Conheça 5 maneiras de melhorar sua saúde mental

  • 1. Se exercite

O exercício é tão bom para a mente quanto para o corpo. É sabido que o exercício reduz o estresse, possivelmente diminuindo a inflamação sistêmica no corpo, de acordo com um estudo de abril de 2019 publicado no ‌Journal of Sport and Exercise Psychology. Essas endorfinas de bem-estar liberadas durante o treino podem ajudar a aliviar os sintomas associados à depressão e à ansiedade, além de aumentar sua autoconfiança, de acordo com a Clínica Mayo.

  • 2. Conecte-se com outras pessoas

Os momentos diários de conexão social, como um passeio com um vizinho, uma mensagem de texto em grupo com sua família ou uma reunião semanal com colegas de trabalho podem desempenhar um papel importante na sua saúde. Ao passar tempo com os amigos, você se sentirá mais feliz e reduzirá o estresse, de acordo com a Clínica Mayo. Os amigos podem ser um antídoto para a solidão. E essas conexões sociais também são benéficas para a saúde física, ajudando a reduzir o risco de hipertensão e outros problemas de saúde.

  • 3. Ouça música

A música pode ser um verdadeiro estimulante do humor. A melhor música para melhorar o seu humor é qualquer gênero que faça você se sentir bem. Peças musicais auto-selecionadas trouxeram maior alegria e melhoria de humor para os participantes em um estudo de outubro de 2017 no International Journal of Psychology.

  • 4. Respire fundo

Os benefícios de uma respiração profunda são frequentemente esquecidos. A respiração diafragmática lenta – onde seu estômago se expande conforme você inspira – pode reduzir os sentimentos e as consequências fisiológicas do estresse, como a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse cortisol. Essa é uma conclusão de uma revisão de setembro de 2019 na revista Síntese de Evidências JBI.

  • 5. Contato com a natureza

Passar um tempo na natureza também pode melhorar seu bem-estar. Elementos da natureza – especificamente a presença de vegetação ou pássaros cantantes– foram positivamente associados a menores níveis de estresse, ansiedade e depressão, de acordo com um estudo de fevereiro de 2017 publicado na revista ‌BioScience.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES