Essas são as melhores bebidas para controlar o açúcar no sangue; conheça

Conheça bebidas que ajudam a regular níveis de açúcar no sangue que não são muito faladas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem tem diagnóstico de diabetes ou de resistência à insulina, sabe da importância do controle de açúcar no sangue. Essa parte depende quase inteiramente da dieta, ou seja, o plano alimentar, com isso é importante saber quais alimentos e bebidas possuem um efeito benéfico e pode te ajudar. 

Isso não significa que você deva fazer o controle sozinho, é sempre necessário consultar um profissional especializado para angariar orientações mais adequadas para o seu caso. A seguir, conheça bebidas que ajudam nos níveis de açúcar no sangue que não são muito faladas.

  • Chá preto

Diversos estudos sugerem que certos compostos encontrados no chá preto, como polifenóis, podem ter efeitos benéficos na regulação do açúcar no sangue. Sua ingestão diária poderia reduzir os riscos de diabetes tipo 2. Um estudo realizado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, observou que os indivíduos que consomem chá preto diariamente possuíam:

  • 53% menos riscos de desenvolverem pré-diabetes;
  • 47% menos chance de desenvolverem diabetes tipo 2.

No entanto, o mecanismo de ação destes benefícios não é totalmente compreendido pelos pesquisadores. A hipótese levantada pelos pesquisadores é de que os compostos bioativos presentes no chá preto podem ter uma ação moduladora direta ou indireta sobre a excreção de glicose pelos rins.

  • Chá verde

O chá verde contém compostos bioativos, como catequinas, que têm sido associadas a efeitos positivos na sensibilidade à insulina e na regulação da glicose. Alguns estudos sugeriram que o consumo regular de chá verde pode ajudar a diminuir os níveis de hemoglobina A1c (um marcador de controle de glicose a longo prazo) em pessoas com diabetes tipo 2. Essa bebida pode ter um papel na redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, de acordo com algumas pesquisas.

  • Suco de romã

Um estudo com 21 voluntários mostrou que o suco de romã é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue em apenas 15 minutos quando tomado em jejum. Os pesquisadores concluíram que os componentes do suco de romã “provavelmente” regulam o metabolismo da glicose nas pessoas. 

Um dos componentes potentes do suco de romã que poderia explicar esses benefícios é o seu alto teor de antioxidantes. As romãs são ricas em antocianinas – pigmentos que conferem ao suco sua cor profunda característica e contêm antioxidantes. Uma das teorias é que os antioxidantes são capazes de se ligar ao açúcar e prevenir um grande efeito nos níveis de insulina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES