Esse alimento comum em suas refeições é a principal causa de morte no mundo

O consumo exagerado desse alimento pode ser o gatilho para o risco de doenças cardiovasculares, câncer gástrico e outros

O consumo excessivo de sal mata 1,89 milhão todos os anos​, segundo a OMS | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um alimento muito comum na casa de brasileiros e presente em quase todas as refeições,  o sal entrou na lista de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontou o consumo excessivo como desastroso na saúde humana. “Estima-se que 1,89 milhão de mortes a cada ano estão associadas ao consumo excessivo de sódio”, segundo a organização.

A agência intergovernamental já havia afirmado anteriormente em um relatório que o principal efeito para a saúde associado a dietas ricas em sódio é o aumento da pressão arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, câncer gástrico, obesidade, osteoporose, doença de Ménière e doença renal.

É sabido que o sódio, um componente do sal de cozinha, desempenha um papel crucial na manutenção do equilíbrio de fluidos e na transmissão de impulsos nervosos no corpo. Os níveis elevados de sódio estimulam o corpo a reter água para equilibrar a concentração de sódio na corrente sanguínea.

Este aumento do volume de sangue que circula pelos vasos exerce pressão extra nas paredes arteriais, levando ao aumento da pressão arterial. Além disso, a água retida pode contribuir para a expansão das paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os menos elásticos e mais resistentes, elevando ainda mais a pressão arterial.

Os níveis elevados de sódio também podem afetar a função do sistema renina-angiotensina-aldosterona, um sistema hormonal que regula a pressão arterial e o equilíbrio de fluidos. A pressão arterial consistentemente elevada pode danificar as artérias, aumentando o risco de aterosclerose, onde os depósitos de gordura se acumulam e restringem o fluxo sanguíneo. Isto, por sua vez, aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.

Qual a dose de sal recomendada por dia?

Segundo a OMS, a dose recomendada para adultos é de menos de 2.000 mg/dia de sódio (equivalente a menos de 5 g/dia de sal (pouco menos de uma colher de chá). Para crianças de 2 a 15 anos, a OMS recomenda ajustar a dose de adulto para baixo com base em suas necessidades energéticas. Esta recomendação para crianças não aborda o período de amamentação exclusiva (0–6 meses) ou alimentação complementar com amamentação continuada (6–24 meses).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES