Esse alimento desacelera o envelhecimento, diz estudo de Harvard

A prestigiada Universidade destacou os incríveis benefícios antienvelhecimento de um alimento básico e amplamente disponível

O alimento é mais uma peça fundamental para prevenir o envelhecimento precoce e pode ser o segredo para manter a vitalidade e a saúde do cérebro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade de Harvard realizou uma pesquisa sobre o consumo regular de um alimento poderoso com capacidade de combater os efeitos do envelhecimento. O alimento é mais uma peça fundamental para prevenir o envelhecimento precoce e pode ser o segredo para manter a vitalidade e a saúde do cérebro, diz o estudo.

Alimento acessível

A prestigiada Universidade destacou os incríveis benefícios antienvelhecimento de um alimento básico e amplamente disponível: a cúrcuma. De acordo com a instituição, estudos recentes apontam que o consumo regular de cúrcuma pode reverter os efeitos do envelhecimento em apenas algumas semanas. 

O que a torna um alimento antienvelhecimento?

A planta da mesma família do gengibre, promove o fortalecimento muscular, alivia dores ósseas e contribui para a memória. Além desses benefícios, também melhora a circulação sanguínea e ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, chamado de “colesterol ruim”. Na pele, ajuda no processo de cicatrização e promove a hidratação.

Essas propriedades benéficas são atribuídas à curcumina, um polifenol natural presente na cúrcuma. Este composto é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Mas a cúrcuma, claro, não é a única opção para quem busca opções de alimentação voltadas para o antienvelhecimento. 

Além disso, nenhum alimento é milagroso e é necessário ter uma dieta equilibrada. Consumir esses alimentos não significa que a pessoa deixará de envelhecer, mas sim que esse processo será mais lento, preservando a saúde e a vitalidade. Lembre-se que a fonte da juventude é um mito.

Como incluir a cúrcuma na alimentação diária?

A planta pode ser facilmente incorporada em diversos pratos. Adicione uma pitada a sopas, ensopados, molhos, ou salteados para dar cor e sabor. Além disso, você pode fazer um chá. Basta misturar uma colher de chá de cúrcuma em pó com água quente, adicionar um toque de pimenta preta e um pouco de mel. Sucos e smoothies também são bem-vindos. Combine com frutas cítricas para potencializar a absorção da curcumina.

A chave é incluir a cúrcuma regularmente na dieta, para garantir uma ingestão constante dos importantes nutrientes que ela contém. Esse estudo de Harvard é mais uma evidência da importância de uma alimentação saudável e equilibrada para a nossa saúde e longevidade. Por fim, vale buscar orientação de um profissional de saúde antes de fazer alterações significativas na dieta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES