Esse câncer mortal pode ser revelado no seu rosto; saiba identificar

Dados mostram que esse tipo de câncer é mais predominante no sexo feminino

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, 13.780 novos casos deste câncer foram diagnosticados no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. A glândula tireoide se localiza no pescoço na frente da traquéia, logo abaixo da laringe. Uma de suas principais funções é produzir hormônios que ajudam a regular o metabolismo do corpo,

Os sinais mais comuns de câncer de tireoide afetam o pescoço, a garganta e a voz, devido sua localização. Ele pode se apresentar como um caroço duro na frente do pescoço, dificuldade para engolir e rouquidão. No entanto, há sinais mais incomuns que devemos nos atentar. Um deles é um rosto mais vermelho, também conhecido como rubor – que ficará mais perceptível ao se olhar no espelho.

O sinal será mais perceptível em algumas pessoas do que em outras, dependendo do seu tom de pele. Esse sinal também pode ser acompanhado por uma sensação de queimação. De acordo com a Cancer Research UK, isso é causado pelo excesso do hormônio calcitonina, que regula os níveis de cálcio e fosfato no sangue. Esse excesso pode ocorrer se a pessoa tiver câncer medular de tireoide – um tipo de câncer que afeta a glândula.

Outros sintomas menos comuns podem incluir:

  • fezes mais macias ou diarreia
  • perda de peso
  • tosse

Sinais mais comuns incluem:

  • caroço na frente, na parte inferior do pescoço – o caroço geralmente parece duro, aumenta lentamente e não é doloroso
  • voz rouca
  • dor de garganta
  • dificuldade para engolir ou respirar
  • dor na frente do pescoço ou sensação de que algo está pressionando seu pescoço.

É possível prevenir o câncer de tireoide? 

Embora não existam estratégias específicas para prevenir o câncer de tireoide, manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, é sempre recomendado para evitar o surgimento de vários tipos de câncer.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de cura e sucesso no tratamento. Assim, pessoas com sinais e sintomas sugestivos de câncer de tireoide devem procurar o médico o quanto antes e fazer exames para investigar a doença. Além disso, pessoas sem sinais e sintomas, mas com alto risco de desenvolver câncer de tireoide – por exemplo, aquelas com histórico familiar da doença – devem conversar com o médico e fazer exames periódicos para o rastreamento desse tumor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES