Esse é o alimento que pode ajudar a reduzir a barriga de cerveja

Novo estudo descobriu que uma iguaria asiática pode ajudar na redução de alguns centímetros de barriga

O estudo foi publicado no BMJ Open Journal, na segunda-feira (30) e analisou 115.726 participantes com idades entre 40 e 69 anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma revisão científica da Universidade Chung Ang, na Coreia do Sul, descobriu que uma iguaria asiática pode ajudar na redução de alguns centímetros de barriga. O estudo foi publicado no BMJ Open Journal, na segunda-feira (30) e analisou 115.726 participantes com idades entre 40 e 69 anos inscritos no estudo Health Examinees do país.

A análise apontou que homens que comem até três porções de kimchi por dia têm menos probabilidade de estar acima do peso e ter menos gordura abdominal  – o tipo que se acredita ser o mais arriscado para diabetes tipo 2. Kimchi é um prato tradicional coreano feito de vegetais fermentados, como o repolho ou rabanete, e com vários aromas e temperos, como cebola, alho, gochugaru (pimenta coreana em pó) e molho de peixe.

Esse prato comum na Coreia do Sul contém poucas calorias e é rico em fibras alimentares, bactérias do ácido láctico que melhoram o microbioma, vitaminas e polifenóis. Há muito tempo, a iguaria está associada a benefícios à saúde, como regular a digestão e aumentar a memória.

Estudos anteriores sobre o tema mostraram que as bactérias encontradas no kimchi têm um efeito anti-obesidade, mas os pesquisadores queriam saber se comê-lo regularmente poderia estar ligado a uma redução no risco de obesidade abdominal e geral.

Detalhes do estudo

Os responsáveis pelo o estudo se concentraram em avaliar a ingestão alimentar dos participantes por meio de um questionário de frequência alimentar de 106 itens. Os voluntários precisavam indicar com que frequência consumiam uma porção de cada alimento, desde nunca ou raramente até três vezes ao dia.

Os tipos de kimchi incluíam: baechu (kimchi de repolho); kkakdugi (kimchi de rabanete); nabak e dongchimi (kimchi aguado); e outros, como kimchi de mostarda. A equipe mediu a altura, peso (IMC) e circunferência da cintura de cada participante.

Um IMC de 18,5 foi definido como baixo peso, enquanto o normal foi avaliado entre 18,5 e 25 e a obesidade foi classificada como acima de 25. A obesidade abdominal foi definida como circunferência da cintura de pelo menos 90 cm para homens e 85 cm para mulheres. Mais de um terço (36%) dos homens no estudo e um quarto (25%) das mulheres eram obesos.

Conclusão do estudo

Em homens, três ou mais porções diárias de kimchi de repolho foram associadas a uma prevalência 10% menor de obesidade e a uma prevalência igualmente menor de obesidade abdominal em comparação com aqueles que comiam menos de uma porção diária.

Em contrapartida, nas mulheres, duas a três porções diárias de kimchi de repolho foram associadas a uma prevalência 8% menor de obesidade, enquanto uma a duas porções diárias foram associadas a uma prevalência 6% menor de obesidade abdominal.

Além disso, comer quantidades abaixo da média de kimchi de rabanete foi associado a uma prevalência cerca de 9% menor de obesidade em ambos os sexos. E o consumo de 25g por dia para homens e 11g por dia para mulheres foi associado a um risco 8% (homens) a 11% (mulheres) menor de obesidade abdominal em comparação com nenhum consumo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES