Esse hábito comum no trabalho aumenta o risco de morte em 16%, diz estudo

Estudo confirmou que hábito comum aumenta em 16% o risco de morte precoce

Os autores responsáveis pela pesquisa examinaram dados de saúde de quase meio milhão de pessoas ao longo de 20 anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a tendência de ficarmos cada vez mais inertes e sedentários por passarmos muito tempo sentados, seja em escritórios, casa, universidade ou transporte, pode acarretar um preço muito caro à saúde. Um estudo, realizado pela Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, confirmou que passar longos períodos sentado aumenta em 16% o risco de morte precoce.

O estudo foi publicado na renomada revista científica JAMA Network Open. Para alcançar a conclusão, os autores responsáveis pela pesquisa examinaram dados de saúde de quase meio milhão de pessoas ao longo de 20 anos. Fatores como tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal (IMC) e níveis de atividade física acabaram sendo levados em consideração.

Com os resultados da análise, foi possível notar que aqueles que tinham o hábito de passar mais tempo sentados, tinham um risco aumentado de morte precoce e um risco 34% maior de doenças cardiovasculares. O estudo também trouxe uma boa notícia: os impactos negativos de um estilo de vida sedentário no trabalho podem acabar mitigados. A solução? Mais movimento.

Aqueles que tinham um estilo de vida “combinado” – sentando e não sentando alternadamente no trabalho – não apresentavam um risco aumentado de morte. Além disso, aqueles que tinham uma rotina sedentária no trabalho, mas praticavam exercícios físicos no tempo livre, possuíam um risco reduzido de mortalidade.

Qual a conclusão?

Os cientistas concluíram que apenas 15 a 30 minutos de exercícios vigorosos por dia podem ser suficientes para compensar os riscos de um estilo de vida sedentário. As descobertas do estudo têm implicações importantes para o ambiente de trabalho. Os autores recomendam a incorporação de pausas regulares e a criação de espaços de trabalho propícios à atividade física.

“A longa permanência sentada no local de trabalho é considerada normal no estilo de vida moderno e não recebe a devida atenção”, observa Wayne Gao, autor principal do estudo.

Mas, como demonstrado, isso tem consequências consideráveis para a saúde. Portanto, reduzir a permanência prolongada sentado e incrementar a atividade física diária podem ser estratégias eficazes para mitigar os riscos elevados de mortalidade associados a um estilo de vida sedentário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES