Esse hábito noturno pode aumentar o seu risco de desenvolver demência

Segundo estudo, pessoas que possuíam o hábito estavam propensas a ter um risco 20% maior de desenvolver diabetes

Estudo alertou sobre a importância de manter um horário regular para o sono | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido pela Universidade de Brigham, nos Estados Unidos, alertou sobre a importância de manter um horário regular para o sono. De acordo com os responsáveis pela análise, o hábito é para não diminuir a qualidade do sono e não aumentar as chances de desenvolver diabetes.

Com o objetivo de compreender a relação entre o hábito de sono irregular e o aumento da chance da doença, os cientistas monitoram 63,6 mil enfermeiras, com idades entre 48 e 68 anos, durante um período de sete anos, iniciando em 2009.

Dado os resultados, as profissionais de saúde que costumavam dormir mais tarde estavam propensas a ter um risco 20% maior de desenvolver diabetes em comparação àquelas que mantinham uma rotina regular de sono. Além disso, a influência do estilo de vida nessa doença não se limita apenas ao horário de sono.

Segundo a análise, as participantes que se auto definiram como “pessoas noturnas” tinham uma maior propensão para o consumo de álcool e uma menor prática de atividade física em relação às “pessoas diurnas”. Os dados indicam que isso não somente afeta a rotina de sono, mas também se traduz em um estilo de vida menos saudável, que pode contribuir para a manifestação de doenças como a diabetes.

A médica que liderou o estudo, Sina Kianersi, ressaltou, no entanto, a necessidade de aprofundar a investigação. A próxima etapa será expandir a pesquisa para um grupo maior de pessoas noturnas, indica a especialista. “Se conseguirmos determinar uma ligação causal entre o cronotipo (sincronização dos ritmos circadianos) e a diabetes ou outras doenças, os médicos poderão adaptar melhor as estratégias de prevenção aos seus pacientes".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES