Esse novo sinal pode indicar Alzheimer anos antes do diagnóstico, diz estudo

O estudo descobriu que pessoas com a doença precoce consistentemente tinham um pior senso de direção, independentemente da idade

A doença de Alzheimer é progressiva e envolve partes do cérebro que controlam o pensamento, a memória e a linguagem | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença de Alzheimer geralmente surge quando já está em estágio avançado, pela dificuldade em detectar sintomas no estágio inicial. A fase se caracteriza por situações como perdas de memória, mudanças de humor e falta de interesse em atividades diárias. Devido a isso associado ao número crescente de casos, a condição tem sido tema constante de diversos estudos.

Entre eles, um novo estudo se destaca, ao apontar que um indício da doença precoce pode surgir ao esquecer o caminho para onde estava indo. De acordo com os indicativos, as pessoas com a doença tiveram um pior senso de direção quando tentaram retraçar seus passos durante um teste.  Segundo os responsáveis pelo estudo, este sinal aponta que o modo de andar das pessoas pode ajudar a detectar a doença de Alzheimer mais cedo. 

Demência é uma condição que se refere a um grupo de distúrbios afetando o funcionamento cerebral. A doença de Alzheimer é a forma mais comum”, explica Sian Gregory, da Alzheimer’s Society.

Novo sinal pode ser um benefício

O estudo aponta que a detecção da condição em seus primeiros estágios poderia ajudar os afetados a tomarem decisões importantes para seu futuro e avaliar possíveis opções de tratamento. O exame de caminhada pode beneficiar “centenas de milhares” de pessoas ao detectar a doença mais cedo, asseguram os especialistas. 

Mais detalhes do estudo

A análise, publicada no Current Biology, comparou as habilidades de direção de 110 pessoas de diferentes idades – 14 delas tinham doença de Alzheimer. Usando óculos de realidade virtual, cada pessoa acabava sendo direcionada a um ponto específico e depois solicitada a voltar sozinha. O estudo descobriu que pessoas com a doença precoce consistentemente tinham um pior senso de direção, independentemente da idade.

“Parece que, quando você pede para pessoas com Alzheimer virarem a um certo ponto, elas acham que viraram muito mais do que realmente viraram”, afirmou a autora do estudo, a Dr. Andrea Castegnaro, da University College London.

O sinal acrescenta à crescente evidência sugerindo que mudanças nos hábitos de caminhada, como ritmo, podem indicar um declínio cognitivo. Caso acabe confirmado por outros estudos, a alteração na maneira de andar das pessoas poderia tornar-se um indicativo precoce e um avanço importante para a evolução do diagnóstico de doença de Alzheimer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES