Esse sinal de alerta para demência pode surgir durante o sono; entenda

Essa doença não é muito conhecida pelo público geral como o Alzheimer e seu sinal de alerta aparece durante o sono

De acordo com a pesquisa da Mayo Clinic, essa ligação parece ser mais forte em homens que em mulheres | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você conhece a demência por corpos de Lewy? Essa doença não é muito conhecida pelo público geral como o Alzheimer. Essa condição é caracterizada pela perda progressiva da função mental, com alucinações visuais recorrentes e dificuldade de movimentação semelhante à doença de Parkinson

O que muitos não sabem, é que um sinal de alerta da condição pode aparecer durante o sono. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido, esse tipo de demência é causado por depósitos de proteínas anormais chamadas corpos de Lewy dentro das células cerebrais. Essas proteínas se acumulam em áreas do cérebro responsáveis pela memória e movimento muscular.

Essa doença possui um risco acentuado para pessoas acima de 60 anos, no entanto, pesquisadores da Mayo Clinic concluíram que os primeiros sinais podem aparecer até 10 anos antes do diagnóstico. Ainda segundo a equipe de pesquisa, há uma forte ligação entre a demência e o distúrbio do sono REM.

O distúrbio do sono REM refere-se a uma pessoa que representa fisicamente sonhos vívidos, muitas vezes desagradáveis, com sons vocais e movimentos súbitos de braços e pernas. Os cientistas concluíram que o preditor mais forte do desenvolvimento de demência com corpos de Lewy é se a pessoa apresenta essas manifestações do sonho durante o sono.

O estudo afirmou que “os pacientes têm cinco vezes mais chances” de ter a demência se experimentarem essa condição, em comparação com outros fatores de risco, como alucinações e cognição flutuante. De acordo com a pesquisa da Mayo Clinic, essa ligação parece ser mais forte em homens que em mulheres.

Como ocorre o REM?

Esse distúrbio ocorre como resultado da perda da paralisia muscular formal esperada na fase REM. Durante o estágio de sono REM, que acontece várias vezes durante a noite, o corpo deve ficar parado. Essa é a fase do sono que caracteriza o sonho. Nesse período do sono,  a pessoa pode gritar, chorar, dar socos ou pontapés.

Embora esse estudo sugira que existe uma forte ligação entre as duas condições, é importante observar que nem todos com distúrbio comportamental do sono REM é um decreto para a demência. O que a pesquisa inicial descobriu, no entanto, é que cerca de 75%  a 80% dos homens com demência com corpos de Lewy avaliados tiveram distúrbios do sono REM.

Quais são os sintomas?

Quando esse distúrbio acontece, a pessoa pode gritar, chorar, dar socos ou pontapés, além de fazer ruídos inconstantes. Geralmente a pessoa consegue se lembrar de seu sonho quando acorda durante um episódio do distúrbio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES