Esse sinal de colesterol alto pode surgir à noite; saiba evitar

Um dos principais sintomas de colesterol alto pode surgir à noite, apesar de ser considerado uma doença silenciosa

Os sintomas sucedem-se por altos níveis de colesterol causando acúmulo de placas na artéria | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o colesterol alto é considerado uma doença silenciosa e consequentemente fatal? Geralmente, essa condição não indica nenhum sinal de alerta, mas ele pode acabar se manifestando por meio de alguns sintomas quando o composto gorduroso se acumula nas artérias. Quase sempre, esses sintomas surgem no período noturno

Os sintomas sucedem-se por altos níveis de colesterol causando acúmulo de placas na artérias. Uma vez que as artérias contêm muito dessa placa, formada por substâncias gordurosas, elas se tornam espessas e rígidas, contribuindo para uma redução do fluxo sanguíneo.

Essas artérias espessas e rígidas faz com que crie um movimento que os músculos e outros tecidos, além do estreitamento, não recebam um suprimento de sangue bom o suficiente. Esses processos estabelecem as bases para uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP), que pode provocar ataques cardíacos e derrames.

Alerta noturno

O primeiro sintoma desencadeado pela DAP, alertam os especialistas, pode ser dor, cãibras ou desconforto nas pernas, que podem ocorrer à noite atrapalhando o sono. Nos estágios iniciais da doença, a dor geralmente ocorre apenas durante a atividade. Mais tarde, no entanto, as artérias podem ficar tão estreitas que, mesmo em repouso, os músculos não recebem sangue suficiente para funcionar adequadamente e isso causa dor.

Além disso, há um elemento mecânico para o problema à noite, que agrava a situação. Com a pessoa deitada, o fluxo sanguíneo para as pernas não está sendo auxiliado pela gravidade. Por outro lado, vale lembrar que nem sempre a DAP acusa muitos sintomas perceptíveis, o que a torna uma doença de difícil diagnóstico – da mesma forma que o colesterol alto. Por isso, é sempre importante consultar um médico. A maneira mais confiável de determinar os níveis de colesterol é por meio de um exame de sangue.

Dicas de controle e alimentação

Caso exista histórico de doenças cardiovasculares ou dislipidemia na família, o acompanhamento médico deve começar ainda na infância, para controlar os níveis de colesterol e obter orientações sobre hábitos e comportamentos que podem reduzir as chances de desenvolver o problema.

Quem apresenta outros fatores de risco, como obesidade, também deve fazer acompanhamento médico. Somente um profissional da saúde poderá indicar o melhor tratamento ou prescrever medicamentos para controlar a condição, caso seja necessário. É possível ainda evitar o problema mudando alguns hábitos. Veja algumas dicas:

  • Diminua ou elimine o consumo de alimentos industrializados e gorduras saturadas.
  • Evite o tabagismo e o consumo de álcool.
  • Priorize os alimentos de origem vegetal em seu cardápio.
  • Faça exercícios físicos regularmente.

A adoção de hábitos saudáveis evita o aumento do colesterol e uma série de problemas de saúde, além de fazer bem para o corpo e para a mente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES