Esse sinal na ponta de seus dedos pode revelar a presença desse câncer

O sintoma considerado silencioso foi descrito há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates

Observa esse sinal é crucial, já que o tumor maligno geralmente não apresenta sintomas até que se espalhe pelo corpo em forma de metástase | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o simples ato de observar seus dedos podem ajudar a diagnosticar o câncer de pulmão precocemente? Observa esse sinal é crucial, já que o tumor maligno geralmente não apresenta sintomas até que se espalhe pelo corpo em forma de metástase. Mas vários estudos de caso mostram que a condição conhecida como baqueteamento digital pode ser um indicativo da doença em pessoas assintomáticas.

Essa condição caracteriza-se pelo inchaço da ponta dos dedos, que ficam arredondados, e alterações nas unhas, que podem ficar alargadas, curvadas para baixo e amolecidas. O sintoma considerado silencioso foi descrito há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates, como hipocratismo digital associado à doença pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar.

Desde então, vem sendo descrita associada a várias doenças, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Como identificar?

Esse edema bulboso do tecido moles da falange dos dedos da mão acaba causando uma consequente perda do ângulo normal entre a unha e o leito ungueal (a parte abaixo das unhas). O teste que pode identificar essa condição, chama-se teste da janela de Schamroth e consiste em manter dois dedos opostos de costas, um contra o outro. 

Em uma condição normal, geralmente é possível ver um espaço em forma de diamante entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos.

Janela em forma de diamante quando os dedos não são baqueteados

No baqueteamento digital (foto abaixo), nota-se a ausência desse espaço (ou janela).

Falta de janela com os dedos são baqueteados

Entretanto, não é sempre que essa característica está associada a alguma doença, ela pode ocorrer por alterações genéticas, sendo comum aparecer durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição. No entanto, o conhecimento da causa e das doenças associadas ao baqueteamento digital alerta o médico sobre a gravidade desse sinal e a necessidade de investigar o paciente.

Os principais sinais de baqueteamento digital são:

  • Inchaço e arredondamento na ponta dos dedos;
  • Alargamento da unha, que também pode estar curvada para baixo;
  • Unha amolecida;
  • Aspecto brilhante da pele em volta da unha.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES