Esse sinal na unha pode indicar insuficiência cardíaca; aprenda a reconhecer

O sinal, muitas vezes negligenciado, pode indicar a presença de insuficiência cardíaca, uma condição de saúde séria

No Brasil, em média 10% dos pacientes morrem por causa da doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que um sinal da unha que, por muita das vezes, imperceptível à primeira vista, pode revelar pistas importantes sobre a saúde do coração?  Este sinal, muitas vezes negligenciado, pode indicar a presença de insuficiência cardíaca, uma condição séria que requer atenção médica imediata.

No Brasil, em média 10% dos pacientes morrem por causa da doença. O tratamento consiste principalmente em uso de remédios, marca-passos e, em casos críticos, transplante cardíaco. Entre os anos de 1998 a 2019, foram registrados 567.789 óbitos pela doença em adultos com idade acima de 50 anos, o que corresponde à taxa média de 75,5 a cada 100 mil habitantes.

Unhas de Terry

Essa condição é conhecida como unhas de Terry na literatura médica e ela provoca uma descoloração na unha. Muitas pessoas desenvolvem a anomalia como parte do processo normal de envelhecimento. Em outros, a descoloração é um sinal de uma doença subjacente, que pode estar associada à insuficiência cardíaca congestiva crônica.

Além disso, a condição também pode estar presente na cirrose hepática e diabetes tipo 2.  A aparência das unhas fica esbranquiçada, opaca e a lúnula – aquela pequena lua esbranquiçada na base da unha – não é visível. Essa alteração é causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo, incluindo as pontas dos dedos.

Como surgiu esse nome?

As unhas de Terry recebeu o nome do médico que percebeu pela primeira vez que o sintoma ocorria junto com outras doenças específicas. Segundo a Cleveland Clinic, na década de 1950, Richard Terry descobriu que mais de 8 em cada 10 pessoas com cicatrizes hepáticas graves (cirrose) também tinham unhas brancas.

Associação entre a aparência da unha e a insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. As unhas de Terry são um sinal clínico associado à redução do débito cardíaco, o que resulta em uma diminuição do fluxo sanguíneo periférico. Isso pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo doença cardíaca isquêmica, hipertensão arterial e outras condições cardiovasculares.

Como identificar unhas de Terry?

Para identificar as unhas de Terry basta observar a aparência pálida e opaca, em contraste com a cor rosa saudável das unhas normais. Ao pressionar a unha, ela pode ficar branca temporariamente e depois recuperar sua cor normal lentamente. Reconhecer os sinais de unhas de Terry pode ser uma forma de detecção precoce da insuficiência cardíaca e outras condições cardiovasculares como citado anteriormente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES