Esse sinal no seu ombro pode ser sinal de câncer no fígado; conheça

Mais de 10 mil casos de câncer de fígado foram registrados em 2022 de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Dentre os tumores iniciados no fígado, o mais comum é o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabe aquela dor no ombro ao lavar a louça? Ou quando você tenta pegar aquela caixa de sapato em cima do guarda-roupas? Esse pode ser um dos principais sinais de câncer no fígado, de acordo com especialistas. A dor referida é comum em pessoas com a doença, onde um órgão aumentado pode estimular os nervos que se conectam aos do ombro.

Outros principais sintomas do câncer de fígado, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são que pessoas com essa condição costumam sentir dor, massa abdominal, perda de peso inexplicada, mal-estar, icterícia e ascite. Além disso, é relatado uma sensação de saciedade após refeições pequenas.

Esse sinal vindo dos ombros pode ser facilmente descartado como uma dor comum após fazer muitas tarefas domésticas, como lavar a louça ou aspirar. Mas é importante estar alerta para os perigos potenciais, pois o câncer de fígado pode ser difícil de detectar. Esses sintomas geralmente não ocorrem nos estágios iniciais e, quando ocorrem, é necessário agir com rapidez.

No entanto, ter esses sintomas não significa necessariamente que você definitivamente tem câncer de fígado. Eles podem indicar uma condição mais comum, como uma infecção. Porém, se você sofre desses sintomas por mais de duas semanas, é recomendável consultar o seu médico

O câncer de fígado começa quando células anormais começam a se dividir e a crescer de maneira descontrolada. A causa exata disso ainda é desconhecida, mas a maioria dos casos é associada a danos e cicatrizes no fígado conhecidas como cirrose.

Como prevenir o câncer de fígado?

O principal fator de risco para o câncer de fígado é a cirrose hepática, causada principalmente pelo consumo excessivo de álcool e pela infecção crônica desencadeada pelo vírus da hepatite C. As doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas também aumentam o risco de câncer de fígado, bem como o diabetes mellitus ou síndrome metabólica. O gatilho para isso, por sua vez, muitas vezes é a obesidade. Por isso, cuidar da saúde e manter uma vida saudável são fatores-chave para a prevenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES