Esse sintoma do colesterol alto causa forte dor nesta parte do corpo

O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

Doenças cardiovasculares, consequência direta do colesterol alto, são responsáveis por 400 mil óbitos por ano | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto atinge 40% da população adulta no Brasil e cerca de 20% de crianças e adolescentes, segundo dados do Ministério da Saúde. O descontrole é um dos fatores de risco cardiovascular mais relevante podendo causar infarto, AVC e mortes. As doenças cardiovasculares, consequência direta do colesterol alto, são responsáveis por cerca de 30% de todas as mortes no país, o que corresponde a 400 mil óbitos por ano.

No entanto, não é todo mundo que está atento ao risco elevado de morte que essa substância em excesso no sangue pode causar. O colesterol alto se caracteriza quando a gordura se acumula nas artérias, causando obstrução, o que pode gerar diversos problemas na saúde. 

Geralmente, a pessoa não percebe que seus níveis de colesterol estão elevados, por isso, a condição é considerada silenciosa. Porém, existem maneiras para que você possa detectá-la, visto que o corpo humano envia sinais de algo que não está no organismo. Um dos principais sintomas é a dor no pé, pois o nível demasiado alto dessa substância bloqueia o fornecimento de sangue para essa parte do corpo.

Esse sintoma também é conhecido como isquemia crítica de membros, que reduz o fluxo sanguíneo para as extremidades (mãos, pés e pernas) – causando úlceras, feridas e dor forte. Essa dor, também chamada de “dor de repouso”, geralmente ocorre na perna e pode ser aliviada temporariamente pendurando a perna sobre a cama ou levantando-se para caminhar.

Condição grave

A isquemia crítica de membros é uma condição muito grave de doença arterial periférica (DAP) e precisa de tratamento por um cirurgião vascular ou especialista vascular. É uma condição que ocorre quando há um fluxo sanguíneo insuficiente para os membros, geralmente devido a uma obstrução nas artérias.

Isso resulta em uma falta crônica de oxigênio e nutrientes nas extremidades, o que pode levar a danos nos tecidos e, eventualmente, à morte do tecido (necrose). Além da dor intensa nas pernas, o sintomas da isquemia crítica dos membros podem incluir:

  • Úlceras ou feridas persistentes nas áreas afetadas
  • Pele pálida ou azulada causada pela falta de fluxo sanguíneo
  • Pulso fraco ou ausente nas extremidades
  • Redução da temperatura nas extremidades

Como evitar colesterol alto?

Para prevenir o colesterol alto, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis. Isso inclui uma dieta equilibrada com abundância de frutas, vegetais e grãos integrais, além de limitar a ingestão de gorduras saturadas e trans. O consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia e legumes, é essencial, assim como a inclusão de fontes saudáveis de ácidos graxos ômega-3, como peixes e nozes.

Praticar exercícios regularmente, manter um peso saudável, evitar fumar e limitar o consumo de álcool também são cruciais para manter os níveis de colesterol sob controle. Realizar exames médicos regulares é importante para monitorar os níveis de colesterol e avaliar o risco cardiovascular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES