Esse sintoma frequente e comum pode apontar aneurisma cerebral

Essa condição potencialmente fatal acontece principalmente por uma dilatação anormal em uma das artérias do cérebro

Especialistas reforçam o alerta para os principais fatores que podem acentuar o risco dessa condição | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Provavelmente você já ouviu falar mas você sabe o que caracteriza um aneurisma cerebral? Essa condição potencialmente fatal acontece principalmente por uma dilatação anormal em uma das artérias do cérebro, criando uma espécie de ‘bolsa’ que pode se romper em qualquer momento, muita das vezes gerando complicações irreversíveis e graves à saúde.

Exatamente por esse motivo, especialistas reforçam o alerta para os principais fatores que podem acentuar o risco dessa condição. A hipertensão arterial e o hábito de fumar são as principais causas desse problema. Outras condições, como diabetes e altos níveis de colesterol no sangue, podem estimular o desenvolvimento de aneurismas cerebrais.

Genética pode influenciar?

Segundo estudos recentes acerca do tema, mostram que se algum familiar já teve aneurisma cerebral, existe sim, a possibilidade de desenvolver a condição. Em casos assim, é necessário que parentes de primeiro grau de pacientes com a doença façam exames periódicos de prevenção para verificar se estão propensos a desenvolver o problema.

Dor de cabeça pode significar aneurisma?

Geralmente, os sintomas do aneurisma cerebral são sutis, e muitas vezes, inexistentes, especialmente quando o aneurisma não se rompeu, o que dificulta o diagnóstico precoce. Entretanto, a dor de cabeça intensa ou mesmo alterações sensoriais e motoras podem ser um sinal, uma vez que o “bolsa” formada pelo aneurisma pode pressionar estruturas cerebrais. 

Portanto, uma dor de cabeça com início súbito, que só aumenta e parece fora do comum, pode ser um indício de aneurisma. A gravidade do aneurisma cerebral varia de acordo com o seu tamanho e localização no cérebro, a ocorrência de vazamento ou ruptura, e também a idade e saúde geral do paciente.

Outros sintomas 

Se o aneurisma cerebral comprimir os nervos cerebrais, isso pode levar a sintomas como:

  • Pálpebra caída;
  • Visão dupla ou outras alterações na visão;
  • Dor acima ou atrás de um olho;
  • Pupila dilatada;
  • Fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou corpo.

A dor de cabeça súbita e intensa, acompanhada de sonolência, convulsões, perda de consciência e até mesmo coma, pode indicar a ruptura do aneurisma, que é uma situação crítica e pode resultar em óbito em 30% dos casos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES