Esse sintoma sútil com frequência pode indicar aneurisma cerebral; conheça

2/3 dos indivíduos que tiveram aneurisma cerebral que rompeu conseguiram sobreviver, aponta pesquisa

O aneurisma cerebral é uma dilatação formada em uma parte enfraquecida da parede de alguma artéria do cérebro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que os aneurismas cerebrais ocorrem em aproximadamente 3-5% da população, com a idade média de descoberta em torno dos 50 anos? Nos Estados Unidos, onde as estatísticas são mais precisas que no Brasil, cientistas estimam que mais de 6 milhões de pessoas têm um aneurisma cerebral.

A condição de saúde é considerada traiçoeira e potencialmente fatal. Essa enfermidade se caracteriza principalmente por uma dilatação anormal em uma das artérias do cérebro, criando uma espécie de “bolsa” que corre o risco de se romper a qualquer momento, o que pode levar a complicações graves para a saúde.

Com isso, é necessário tratar a condição com seriedade e estar atento a sinais. Mas quais são os principais fatores que aumentam o risco de desenvolver um aneurisma cerebral? A hipertensão arterial e o hábito de fumar são as principais causas desse problema. No entanto, outras condições médicas, como diabetes e altos níveis de colesterol no sangue, podem acelerar o desenvolvimento de aneurismas cerebrais.

Se alguém na sua família já teve um aneurisma cerebral, você tem maior probabilidade de desenvolver a doença. Nesses casos, é crucial que os parentes de primeiro grau de pacientes com aneurisma cerebral façam exames para verificar se estão propensos a desenvolver essa condição.

Sintomas sutis do aneurisma cerebral

Os sintomas sutis do aneurisma cerebral, e muitas vezes inexistentes, especialmente quando o aneurisma não se rompeu, dificultam o diagnóstico precoce. Entretanto, ele pode causar dores de cabeça intensas ou mesmo alterações sensoriais e motoras, uma vez que o “bolsa” formada pelo aneurisma pode pressionar estruturas cerebrais. 

Portanto, uma dor de cabeça persistente e sem melhora pode ser um sinal de alerta para essa doença. A gravidade do aneurisma cerebral varia de acordo com o seu tamanho e localização no cérebro, a ocorrência de vazamento ou ruptura, e também a idade e saúde geral do paciente.

Outros sintomas

Se o aneurisma cerebral comprimir os nervos cerebrais, isso pode levar a sintomas como:

  • Pálpebra caída;
  • Visão dupla ou outras alterações na visão;
  • Dor acima ou atrás de um olho;
  • Pupila dilatada;
  • Fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou corpo.

A dor de cabeça súbita e intensa, acompanhada de sonolência, convulsões, perda de consciência e até mesmo coma, pode indicar a ruptura do aneurisma, que é uma situação crítica e pode resultar em óbito em 30% dos casos. Para você ter uma ideia, somente 2/3 dos indivíduos que tiveram aneurisma cerebral que rompeu conseguiram sobreviver. Mesmo assim, em metade dos sobreviventes ficam sequelas que prejudicam muito o seu bem-estar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES