Esse superalimento que você tem em casa pode te salvar do câncer

Pesquisa descobriu que a ingestão desse alimento pode desempenhar um papel importante na prevenção da doença

Os resultados sugerem que a alta ingestão deste alimento pode desempenhar um papel significativo na prevenção do câncer de intestino | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo publicado no European Journal Of Medication mostrou um superalimento capaz de auxiliar na prevenção do câncer de intestino. A pesquisa focou na análise do consumo regular do alho e a prevenção da doença. Há tempos, o alho é reconhecido por suas propriedades de fortalecimento da imunidade, ajudando na prevenção de doenças comuns como gripes e resfriados.

Os benefícios dessa especiaria milenar se deve, fundamentalmente, ao composto alicina, que tem o poder de bloquear a ação de radicais livres e impedir a propagação de bactérias. No entanto, a equipe de pesquisadores responsável pelo estudo buscou explorar outros benefícios do consumo do alho.

Com isso, foram avaliados 300 pacientes de dois hospitais em Milão, na Itália, todos submetidos a uma colonoscopia e a um programa de rastreamento de câncer de intestino. Dos pacientes estudados, um terço estava diagnosticado com câncer de intestino, outro terço possuía um adenoma intestinal (um tipo de tumor benigno) e o terço restante estava saudável.

Diversos participantes responderam um questionário sobre estilo de vida e hábitos alimentares, com ênfase no consumo de alho. Os resultados sugerem que a alta ingestão de alho pode desempenhar um papel significativo na prevenção do câncer de intestino, sendo que os resultados foram mais expressivos entre as pessoas com idade inferior a 70 anos.

Sintomas do câncer de intestino 

Os sintomas do câncer de intestino costumam surgir quando a doença já está em um estágio avançado. Assim, a realização de exames preventivos é essencial para a detecção precoce. Entre os sinais mais comuns, estão:

  • dores de estômago ou gases frequentes;
  • alterações nos hábitos intestinais;
  • sangue nas fezes;
  • sensação de fraqueza;
  • baixo nível de ferro.

Formas de prevenção

  • 1. Alimentação rica em vegetais, frutas e grãos integrais

De acordo com a American Cancer Society, dietas que incluem muitos vegetais, frutas e grãos integrais têm sido associadas a uma diminuição do risco de câncer de intestino. Por outro lado, a ingestão de carne vermelha (boi, porco ou cordeiro) e carnes processadas (salsicha, presunto e mortadela) está relacionada a um risco maior da doença. A recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana.

  • 2. Exercícios regulares

Uma pessoa que não é fisicamente ativa pode ter uma chance maior de desenvolver câncer colorretal. Por outro lado, manter-se ativo pode ajudar a reduzir esse risco. A recomendação do INCA é fazer atividade física na maioria dos dias da semana.

  • 3. Manutenção de um peso saudável

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de ter câncer de intestino. Comer de forma mais saudável e aumentar sua atividade física pode ajudá-lo a controlar seu peso.

  • 4. Não fume

Fumar é uma causa bem conhecida do câncer de pulmão, mas também está associada a outros tipos de câncer, incluindo o colorretal.

  • 5. Evite o álcool

O consumo de bebidas alcóolicas também é um conhecido fator de risco para a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES