Esses 3 hábitos comuns estão te envelhecendo sem você perceber

Os fatores “invisíveis” os mais perigosos para a longevidade saudável, diz especialista

Especialista cita hábitos que as vezes passam despercebidos mas podem influenciar fortemente o ritmo do envelhecimento | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segredo da juventude é um tema que acompanha a humanidade desde os primórdios. Um muito conhecido na mitologia é a fonte da juventude, que foi um rio que saía do Monte Olimpo e passava pela Terra em um curso oculto da visão humana. Como vinha de deuses, seria capaz de dar a imortalidade e a juventude eterna a quem bebesse de sua água. 

Mas sabemos que a história não passa de um mito mitológico. Mas a pergunta que fica é: será que existe algo que atrasa o envelhecimento? Para a cirurgiã plástica Elodia Avila, especialista em rejuvenescimento, existem diversos fatores que podem afetar a longevidade saudável – e, quanto melhor conhecermos eles, mais controle podemos ter sobre esse processo.

Sempre que pensamos o que pode afetar a nossa longevidade e acelerar nosso envelhecimento, é comum que lembramos de fatores como o sol, tabagismo, genética, alcoolismo, entre outros. Porém, além dos mais conhecidos, existem diversos outros aspectos que muitas vezes passam despercebidos mas podem influenciar fortemente o ritmo do envelhecimento.

Segundo a especialista, são os fatores “invisíveis” os mais perigosos para a longevidade saudável. “Os mais famosos geralmente são os que têm mais atenção e, por isso, as pessoas costumam ter mais cuidado com eles. Mas os fatores que não tão conhecidos te envelhecem sem você perceber – e, por isso, a informação é a chave”, destaca.

3 fatores que afetam sua longevidade

  • Luz eletrônica: “Já existem estudos que indicam uma ação negativa da chamada luz azul na sua pele. Isso pode configurar um grande perigo, pois as telas são parte do nosso dia a dia. Por isso, estar alerta ajuda a manter uma moderação no uso de aparelhos eletrônicos sempre que possível”, conta Elodia.

  • Estresse: “O estresse é um dos principais males da atualidade, e nossa sociedade possui inúmeros fatores que o estimulam a um ponto excessivo. Essa rotina gera a liberação de hormônios como o cortisol, que são bastante perigosos para a saúde da nossa pele”, diz a médica.

  • Banho com água muito quente: “Isso não significa que você deve tomar banho com água fria, mas a água excessivamente quente com frequência afeta a barreira cutânea da pele, o que estimula a desidratação, um grande inimigo da pele. Além disso, os impactos na barreira cutânea podem afetar a proteção a doenças e até o pH da pele”, alerta.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES