Esses 3 sinais podem surgir antes do diagnóstico de diabetes

Embora a doença não manifeste sintomas de forma precoce, existem três sinais que podem servir de alerta

A doença silenciosa pode causar sérias complicações e perda de qualidade de vida quando não tratada ou sem o controle adequado | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Geralmente, o diagnóstico surge por meio de exames de sangue, no entanto, o diabetes tipo 2, em seu estágio inicial, não apresenta sintomas.

Embora a doença não manifeste sintomas de forma precoce, existem três sinais que podem servir de alerta para a presença silenciosa do problema. Esses sinais, que surgem muito antes do diagnóstico, estão ligados a características da síndrome metabólica que se manifestam por meio de pressão arterial elevada, colesterol alto e obesidade central.

A obesidade central é um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares e fica localizada principalmente na parte superior do corpo (gordura visceral). De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer medida de cintura de 88 cm ou mais, em mulheres, é indicativa de obesidade central; para os homens, é uma medida de 102 cm ou mais.

Outros sintomas podem surgir sinalizando diabetes, incluindo produção excessiva de urina, sede, candidíase, letargia, visão turva e perda de peso. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

De qual forma o corpo reage a doença?

Considerada uma condição crônica, a doença ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue utilizá-la adequadamente. A insulina é um hormônio necessário para que as células do corpo possam utilizar a glicose (açúcar) como fonte de energia. Sem insulina adequada, os níveis de glicose no sangue podem ficar elevados, o que pode levar a várias complicações ao longo do tempo. Algumas das consequências do diabetes incluem:

  • doenças cardiovasculares
  • problemas de visão
  • danos aos rins
  • danos aos nervos
  • problemas de pele
  • problemas dentários

Para manter a doença sob controle, mudanças profundas no estilo de vida são necessárias, sobretudo, referentes à alimentação, que deve ser mais natural e saudável, e à prática de exercícios físicos. Detalharemos mais essas mudanças a seguir.

Alimentos permitidos e que devem ser evitados

Um aspecto importante de qualquer dieta para diabéticos é a consistência para manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Para isso, estratégias simples podem ajudar.

Evite carboidratos refinados

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia que é obtida, por meio da quebra do açúcar presente nesses alimentos. A principal diferença entre carboidratos refinados – arroz branco, açúcar e farinha branca, por exemplo – e carboidratos complexos, como arroz integral e grãos integrais, está na quantidade de fibras presentes no segundo tipo.

As fibras, por serem mais difíceis do corpo digerir, fazem com que a digestão como um todo fique mais lenta e, com isso, a glicose é liberada aos poucos no sangue e os picos de glicemia, tão perigosos para os diabéticos, são evitados. Os carboidratos não são vilões! O importante é consumi-los com sabedoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES