Esses 3 sucos são essenciais para reduzir o colesterol alto, diz estudo

O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou descobertas importantes sobre o papel de alguns sucos na redução do colesterol alto, também conhecido como colesterol LDL. A análise abre portas para novas estratégias de cuidados com a saúde cardiovascular, uma vez que corresponde a 400 mil óbitos por ano no Brasil.

O colesterol alto é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto. No Brasil, cerca de 4 entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado do colesterol e, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, esse dado já ultrapassa os números dos Estados Unidos.  

O grupo de cientistas analisou os efeitos de diferentes sucos em um grupo de 60 participantes com histórico de colesterol elevado e destacaram três opções que mostraram potencial no combate a essa condição:

  • Suco de Laranja com Aveia: Os resultados revelaram que o consumo diário de suco de laranja com aveia reduziu significativamente os níveis de colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”, em mais de 15% nos participantes durante o período do estudo. A combinação das propriedades antioxidantes da laranja com a fibra da aveia parece desempenhar um papel crucial na regulação dos níveis lipídicos.

  • Suco de Beterraba e Maçã: Outro destaque foi o suco preparado com beterraba e maçã. Essa combinação singular demonstrou uma capacidade notável de aumentar os níveis de colesterol HDL, o “bom colesterol”, em mais de 10% nos indivíduos que consumiram regularmente durante o experimento. O efeito benéfico desses nutrientes na promoção da saúde cardiovascular foi evidenciado pelas melhorias nos perfis lipídicos dos participantes.

  • Suco de Mirtilo com Espinafre: A terceira opção promissora foi o suco composto por mirtilo e espinafre. A ingestão regular dessa mistura mostrou-se associada a uma redução significativa nos níveis de triglicerídeos, um fator crucial na saúde cardíaca. A combinação das propriedades antioxidantes do mirtilo e os nutrientes do espinafre ofereceu um potencial efeito redutor de lipídios no sangue.

Precaução

Embora o resultado da pesquisa seja promissor, os pesquisadores enfatizam a importância de mais estudos para compreender completamente os mecanismos por trás desses efeitos e aconselham que o consumo desses sucos seja integrado a uma dieta equilibrada, em conjunto com orientações médicas, para o controle efetivo do colesterol. A nova descoberta oferece uma visão encorajadora sobre a contribuição dos sucos naturais como parte de uma estratégia holística no combate ao colesterol alto, promovendo assim a saúde cardiovascular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES